Residência Vardåsen / Schjelderup Trondahl Architects

Residência Vardåsen / Schjelderup Trondahl Architects - Imagem 2 de 27Residência Vardåsen / Schjelderup Trondahl Architects - Imagem 3 de 27Residência Vardåsen / Schjelderup Trondahl Architects - Imagem 4 de 27Residência Vardåsen / Schjelderup Trondahl Architects - Imagem 5 de 27Residência Vardåsen / Schjelderup Trondahl Architects - Mais Imagens+ 22

Grimstad, Noruega
Residência Vardåsen / Schjelderup Trondahl Architects - Imagem 4 de 27
© Jonas Adolfsen

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Vardåsen foi construída em uma área residencial bem desenvolvida de Varåden, Grimstad. O primeiro pavimento possui vistas a cidade e aos fiordes ao sul, já a oeste direciona-se a um jardim compacto e um bosque natural. Devido a reduzida extensão do terreno, era essencial situar a casa em meio as árvores existentes e mais próximo possível da rodovia e ao norte. A casa está preparada para o uso de cadeira de rodas no térreo, por isso, foi importante definir distâncias curtas, que apresentassem qualidades locais, criar pontos de vista privilegiados e manter a entrada de luz natural neste nível. As salas de estar conectam-se a um espaço fluído ao ar-livre, aparentando uma maior envergadura ao terreno. As vistas se estendem sobre um campo de grama ao longo do caminho até o belo cume e o bosque a uma certa distância - produzindo psicologicamente um espaço privado.

Residência Vardåsen / Schjelderup Trondahl Architects - Imagem 2 de 27
© Jonas Adolfsen

As paredes do térreo são feitas com revestimentos construtivos baratos e semi-transparentes. Os pisos são de concreto polido áspero e todos os banheiros possuem mosaicos de porcelanato Höganäs. No primeiro pavimento todas as paredes são revestidas de madeira compensada de pinos branco de Oregon.

Residência Vardåsen / Schjelderup Trondahl Architects - Imagem 3 de 27
© Jonas Adolfsen

Todos os pisos de madeira do primeiro pavimento são de carvalho maciço. 

A áspera materialidade tátil do térreo coincide suavemente com os detalhes precisos das superfícies de madeira compensada do primeiro pavimento, unindo o conjunto sutilmente, com calidez e sofisticação, sem custos elevados. A disposição espacial interna faz com que a casa seja dinâmica e transparente, gerando espaços personalizados e mudanças de experiências durante o percurso. 

Residência Vardåsen / Schjelderup Trondahl Architects - Imagem 10 de 27
© Jonas Adolfsen

A iluminação proveniente do sul é filtrada até o centro da residência pelas janelas dos dormitórios através do vidro interno que conecta o pé-direito duplo da sala de estar com primeiro pavimento. O espaço fluído revela gradualmente o que esconde. A parede sul é uma parede revestida com tijolo que cobre toda a altura até o teto, sustentando visualmente o balanço do primeiro pavimento.

Residência Vardåsen / Schjelderup Trondahl Architects - Imagem 21 de 27
Corte

As paredes exteriores estão revestidas com tábuas de madeira sustentável de cor ocre, assim como o teto. Uma ranhura estreita de vidro, que separa as duas plantas, permite o fluxo de luz nas áreas escuras da casa, sem revelar o todo ao exterior. A residência possui presença dupla; possui um aspecto fechado e menos interessante ao norte e leste, com exceção do acesso, e abre-se de uma maneira muito mais fragmentada e personalizada nas áreas da cozinha e sala de estar. Uma lareira e um forno, com disposição central, localizados sob o balanço, unem as diferentes áreas de estar. 

Residência Vardåsen / Schjelderup Trondahl Architects - Imagem 14 de 27
© Jonas Adolfsen

A garagem também serve como uma barreira contra o veículo ao norte, que inclui adega e um ateliê além de, obviamente, abrigar os carros.  

Residência Vardåsen / Schjelderup Trondahl Architects - Imagem 12 de 27
© Jonas Adolfsen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Vardåsen / Schjelderup Trondahl Architects" [House Vardåsen / Schjelderup Trondahl Architects] 28 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790243/residencia-vardasen-schjelderup-trondahl-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.