Pavilhão Experimental de Tijolos / Estudio Botteri-Connell

City Bell, Argentina

Pavilhão Experimental de Tijolos / Estudio Botteri-Connell - Mais Imagens+ 31

  • Coordenador Geral: Arq. Rosalía Vicente
  • Cálculo Estrutural: Ing. Rosana Del Panno e Ing. Juan José Turdo
  • Arquiteta Colaboradora: María Eugenia Rodríguez Daneri
  • Colaboradores: Agustín Ichuribehere, Maximiliano Morzilli
  • Serralheria: Daniel Carbone, Víctor Sepúlveda
  • Construtores: Horacio Alarcón, Diego Cappell, Diego Ferreyra, Alfredo Martínez, Carlos Molina, Claudio Monti, Mario Paniagua, Gustavo Scholz y Oscar Vega
  • Autores: Sofía Botteri Cappa, Patricio Connell
  • Cidade: City Bell
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações

"O arquiteto através da organização não convencional das partes convencionais é capaz de criar significados novos dentro do conjunto... As coisas familiares vistas num contexto pouco familiar são perceptivamente tão novas como as antigas".

Robert Venturi, Complexity and Contradiction in Architecture

Planta Baixa

Frente à oportunidade de experimentação numa obra doméstica de pequena escala, foi desenvolvida uma série de ensaios que constituem o marco teórico-prático do projeto, manipulando um elemento tradicional de nossa cultura construtiva na busca de novos significados e possibilidades.

© Gustavo Sosa Pinilla

A encomenda consta da construção de quatro habitações de fim de semana, materializadas mediante planos horizontais e verticais de concreto armado que determinam sua estrutura portante e espacial. O fechamento exterior do pavilhão está constituído por painéis autoportantes de alvenaria.

© Gustavo Sosa Pinilla

O sistema construtivo parte da unidade básica (um tijolo comum) disposto de forma repetitiva alternando cheios e vazios dentro de uma estrutura metálica. A partir do posicionamento de 55 tijolos inteiros e 22 médios, apoiados uns sobre os outros, cria-se um painel de trama semi-aberta, que funciona como uma peneira de luz e resguarda a intimidade dos habitantes.

© Gustavo Sosa Pinilla
Detalhes
© Gustavo Sosa Pinilla

O ritmo gerado pela alternância das peças e os vazios entre elas, produz uma uniformidade marcada na envolvente. Os painéis que conformam a fachada sul contam com a possibilidade de se deslocarem permitindo a vinculação dos dormitórios com o exterior. O dinamismo adquirido com a criação de painéis móveis de tijolo, submete ao material um comportamento inusual, aumentando o efeito de instabilidade latente para criar um contexto novo dentro do conjunto e experimentar capacidades que não foram exploradas.

© Gustavo Sosa Pinilla

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:City Bell, Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Experimental de Tijolos / Estudio Botteri-Connell" [Experimental Brick Pavilion / Estudio Botteri-Connell] 17 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789702/pavilhao-experimental-de-tijolos-estudio-botteri-connell> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.