Hotel W - Amsterdã / Office Winhov

Hotel W - Amsterdã / Office Winhov - Mais Imagens+ 23

  • Sustentabilidade: BREEAM Very Good
  • Design De Inteiores: BK architecture
  • Cidade: Amsterdã
Mais informaçõesMenos informações
© Stefan Müller

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma e a ampliação do antigo Escritório do Governo para Transações e Telefonia oferece ao monumental edifício uma segunda vida no centro da cidade de Amsterdã. Após anos de contínuas mudanças de uso, o edifício, situado junto a praça Dam, se transforma em um hotel cinco estrelas com 172 habitações e um pavimento superior público.

© Stefan Müller

O projeto original, que data de 1925, feito por Joseph Crouwel, combina uma estrutura moderna de concreto robusto, com uma fachada monumental de tijolos, fortemente influenciada pelo desenho do edifício Larkin,feito por Frank Lloyd Wright. As fachadas de tijolo, características do edifício, tiveram um papel de destaque no projeto de renovação do Office Winhov.

Modelo 2

A ambição do Office Winhov era tanto melhorar o caráter monumental do edifício existente, quando adicionar uma camada refinada que fosse condizente ao caráter público da nova função. As fachadas de tijolo foram restauradas à sua condição original. Adições e mudanças posteriores foram eliminadas por completo, como as janelas do quarto pavimento, através do qual o característico exterior fechado no pavimento superior foi restabelecido. 

© Stefan Müller

As extensões projetadas devido ao programa foram encaixadas dentro da estrutura interna existente. As novas fachadas dos pátios interiores, feitas em alumínio revestido em bronze com cristais matizados e um padrão de revestimento metálico em ouro refinado, misturam-se com a nova construção do átrio. Em conjunto, estas adições formam uma extensão contrastante e claramente legível do monumento existente. 

Modelo 1

As funções públicas tais como a recepção, o salão W, o restaurante 'Mr Porter' e as terraços com piscina pública estão todas localizadas na nova extensão da cobertura; juntos formam a 'coroa' do edifício. Depois de sua chegada a Spuistraat, hóspedes e visitantes são diretamente levados a nova planta. Este novo espaço público oferece uma vista panorâmica espetacular sobre o centro histórico da cidade e os edifícios adjacentes, como o Palácio Real. 

© Stefan Müller

Devido a estas intervenções, o hotel W possui uma imponente estrutura organizativa. As suítes do hotel estão orientadas em direção as ruas e os pátios interiores. Ambos pátios são visíveis desde os amplos corredores que conduzem as habitações, assim como do terraço. No primeiro pavimento, no coração do edifício, foi agregado um espaço de encontro e eventos.

Cortesia de W Amsterdam
Axonométrica em Camadas
© Stefan Müller

As plantas foram desenhadas respeitando o ritmo e a visibilidade da estrutura original de concreto. Elementos surpreendentes, como as paredes de tijolo amarelo foram restauradas a seu estado original.

Cortesia de W Amsterdam

O projeto recebeu o certificado BREEAM Very Good. As novas instalações estão conectadas a um sistema de calefação geotérmica que se implementou de forma mais eficiente e pequena possível. Desta maneira, todas as instalações poderiam ser colocados dentro do edifício, evitando a necessidade de construir uma sala de instalações adicional na parte superior. Com a transformação da antiga Delegação do Governo no hotel W, Amsterdã recupera um característico e atrativo edifício público no centro da cidade. 

© Stefan Müller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Spuistraat 175, 1012 VN Amsterdã, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel W - Amsterdã / Office Winhov" [W Hotel Amsterdam ‘Exchange Building’ / Office Winhov] 17 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789651/w-hotel-amsterdam-exchange-building-office-winhov> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.