Conjunto Habitacional em Calle Roca / Gálvez Autunno Arquitectos

Conjunto Habitacional em Calle Roca  / Gálvez Autunno Arquitectos - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: Gálvez Autunno Arquitectos; Gálvez Autunno Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  888
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Construção: Arqsteel Celerwall
  • Equipe De Projeto: Santiago Autunno, Manuel Gálvez
  • Colaboradores: Facundo Arias Solari, Carolina Locker, Rocío García Girón
  • Assessor Cultural: Gustavo Sist
  • Cidade: Las Heras
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Javier Agustín Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está composto por dois conjuntos de quatro habitações cada um, implantado em lotes de igual medida que são próximos entre si. Um na esquina diagonal à praça da cidade e outro na quadra contígua sobre a rua Rocca.

© Javier Agustín Rojas

No primeiro, as unidades são dispostas em fileira, repetidas em série, outorgando um caráter particular à esquina em concordância com as primeiras construções de Las Heras; enquanto que nas casas da metade da quadra, o conjunto é articulado volumetricamente se unificando em pares, compartilhando assim as saliências dos dormitórios a frente e os vazios que estas deixam, duplicando as medidas e desfazendo a divisão visível entre uma casa e a outra.

Planta Baixa (Riv)

Ambos conjuntos estão construídos com estrutura de perfis de aço galvanizado Steel-Frame e revestidos com chapa pré-pintada de preto, garantindo o ganho de calor solar necessário nessas latitudes. O material e a cor aportam continuidade graças à ausência de beirais, unificando o volume "dentado" do conjunto.

© Javier Agustín Rojas

No térreo, o embasamento é de blocos de concreto, utilizados como revestimento nos lugares onde as aberturas requerem parapeitos ou planos cegos, e nos muros divisores e de contenção dos caminhos de acesso, onde o desgaste por uso é maior. Também são unificados por cor e material com os solados exteriores e as calçadas de cimento queimado.

© Javier Agustín Rojas

As aberturas, de alumínio preto, foram dimensionadas e localizadas estrategicamente em função do aporte solar, as visuais e a iluminação natural dos ambientes.

Corte AA (Riv)
Corte BB (Roca)

Em resposta aos fortes ventos característicos das região, os panos de abrir são oscilo-batentes, combinados com panos fixos que em quase todos os casos possuem uma relação 1/3 - 2/3 respectivamente.

© Javier Agustín Rojas

A marca do projeto é dada pelo perfil característico de seus tetos inclinados e a silhueta escura de seus paramentos, ressaltada sem estridências nas ruas da cidade.

© Javier Agustín Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Las Heras, Santa Cruz, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Conjunto Habitacional em Calle Roca / Gálvez Autunno Arquitectos" [Housing in Calle Roca / Gálvez Autunno Arquitectos] 11 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789270/conjunto-habitacional-em-calle-roca-galvez-autunno-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.