Apartamento Angustura / Daisy Homrich + Jéssica Kichler + Laura Azeredo + Renata Lui

Apartamento Angustura / Daisy Homrich + Jéssica Kichler + Laura Azeredo + Renata Lui - Janela, Mesa, Cama, Cadeira, DormitórioApartamento Angustura / Daisy Homrich + Jéssica Kichler + Laura Azeredo + Renata Lui - Mesa, Sofá, VigaApartamento Angustura / Daisy Homrich + Jéssica Kichler + Laura Azeredo + Renata Lui - MesaApartamento Angustura / Daisy Homrich + Jéssica Kichler + Laura Azeredo + Renata Lui - Pia, Banheiro, BancadaApartamento Angustura / Daisy Homrich + Jéssica Kichler + Laura Azeredo + Renata Lui - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Daisy Homrich, Jéssica Kichler, Laura Azeredo, Renata Lui; Daisy Homrich, Jéssica Kichler, Laura Azeredo, Renata Lui
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  106
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Carlos Edler
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluminalves, Becker e Machado Móveis, Cendron Indústria de Esquadrias, GuaíbaBox, Rosito Luce Mármores e Granitos LTDA.
  • Engenheiro Estrutural: Maurim Batista da Silva
  • Obra Civil: SacSul Prestadora de Serviços Ltda ME
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Angustura / Daisy Homrich + Jéssica Kichler + Laura Azeredo + Renata Lui - Cadeira, Mesa, Janela, Bancada, Viga
© Carlos Edler

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasceu da possibilidade de reformar um apartamento de 1972 que nunca havia sido modificado e encontrava-se em condições precárias de conservação, já que todos os moradores anteriores eram inquilinos.

Apartamento Angustura / Daisy Homrich + Jéssica Kichler + Laura Azeredo + Renata Lui - Mesa, Sofá, Viga
© Carlos Edler

Antes da reforma, os cômodos do apartamento eram bastante divididos, havia uma pequena dependência de empregada, um banheiro de serviço e uma cozinha sem janela externa, resquícios de uma arquitetura antiga e segregadora.

Inicialmente a proposta foi de integrar um dormitório com a sala, ambientes separados por uma divisória em lambri de ipê, que depois seria utilizada como painel na cozinha. A seguir toda a área de serviço foi conectada, demolindo-se todas as alvenarias para aproveitar a iluminação natural e a ventilação cruzada vinda de uma nova janela aberta para um poço de luz do edifício. Por último, a integração da cozinha com a área social resultou na amplitude e fluidez dos ambientes.

O resgate das "memórias" foi premissa desde o início da concepção do projeto. A sensibilidade com cada particularidade que deveria ser mantida juntamente com o reuso de móveis antigos da família e a integração do novo com o velho resultou em detalhes inusitados como a cristaleira no banheiro social, a penteadeira restaurada no banheiro da suíte, a janela da cozinha transformada em prateleira sobre o frigobar e o armarinho que ganhou destaque na área de serviço.

Apartamento Angustura / Daisy Homrich + Jéssica Kichler + Laura Azeredo + Renata Lui - Pia, Banheiro
© Carlos Edler

De restante, optou-se por soluções simples de acabamentos e revestimentos, resultando em um apartamento amplo com cara de casa, aconchegante, bem iluminado e com a personalidade dos proprietários.

Apartamento Angustura / Daisy Homrich + Jéssica Kichler + Laura Azeredo + Renata Lui - Mesa, Janela, Cama, Dormitório
© Carlos Edler

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tv. Angustura - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90440-030, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Angustura / Daisy Homrich + Jéssica Kichler + Laura Azeredo + Renata Lui" 11 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789257/apartamento-angustura-daisy-homrich-plus-jessica-kichler-plus-laura-azeredo-plus-renata-lui> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.