Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos

Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - Imagem 2 de 56Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - FachadaParque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - Imagem 4 de 56Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - Imagem 5 de 56Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - Mais Imagens+ 51

Rio de Janeiro, Brasil
  • Autor Cultural: Mauro Bonelli / Tia Surica
  • Cliente: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
  • Construtoras: Parque 1 – DELTA / Parque 2 – DIMENSIONAL ENGENHARIA
  • Complementares Parque 1: Rain Bird – Irrigação / Aqualar – Water Solutions / Schreder – Iluminação / S.Brasil – Cálculo Estrutural / Fly Ramp – Pistas De Skate / Gdf Suez – Soluções Em Captação De Energia Solar / Ana Sotter – Programação Visual
  • Complementares Parque 2: Rain Bird – Irrigação / Aqualar – Water Solutions / Schreder – Iluminação / Casa Grande Engenharia – Cálculo Estrutural / Fly Ramp – Pistas De Skate / Jlp Engenharia – Intalações Prediais / Gdf Suez – Soluções Em Captação De Energia Solar / Ana Sotter – Programação Visual
  • Ano: Parque 1 - 2012 - 2010 / Parque 2 - 2016
  • área Terreno: Parque 1 - 10.9 hA / Parque 2 - 25.5 hA
  • Fase: Parque 1 - Construído / Parque 2 - Em Construção
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - Imagem 8 de 56
© Bianca Rezende

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto visa criar um equipamento público sustentável, baseado em um Programa de Educação Socioambiental.

Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - Imagem 23 de 56
© Bianca Rezende
Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - Imagem 10 de 56
© Bianca Rezende

Há mais de 20 anos, estudos apontam a demanda de áreas verdes públicas para a Zona Norte da Cidade do Rio do Janeiro. Numa região com 97% de ocupação antrópica e menos de 1m2 de área verde por habitante, o novo parque alterou este cenário urbano de maneira tal a transformar a vida dos seus habitantes.

Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - Imagem 11 de 56
© Bianca Rezende

O Parque Madureira Rio+20 foi inaugurado em Junho de 2012 tornando-se o terceiro maior parque público da cidade, com 109.000m2. E as obras de sua expansão avançam a cada dia.

Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - Imagem 30 de 56
Implantação
Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - Imagem 5 de 56
© Bianca Rezende

A rra desenvolveu o projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo do parque. O principal desafio foi a elaboração de um projeto, baseado em um programa de educação sócio-ambiental, desenvolvido pela Prefeitura, e que contou com a participação fundamental da sociedade, resultando na criação um equipamento público sustentável, aliando requalificação urbana, valorização da comunidade, recuperação ambiental e gestão de recursos. A rapidez na apropriação do parque pela comunidade reflete o sucesso desta cooperação.

Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - Imagem 28 de 56
© Bianca Rezende
Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - Imagem 15 de 56
© Bianca Rezende

Com milhares de visitas (20-25.000) durante os fins de semana o parque tornou-se o coração verde da região, seu espaço abriga quadras polivalentes, de futebol, playgrounds, academia da terceira idade, academias ao ar livre, ciclovia e estações de bicicleta, área para prática de bocha e tênis de mesa. Destaque para a Praça do Samba, um dos maiores palcos a céu aberto da cidade, o Centro de Educação Ambiental, criado com o objetivo de disseminar conceitos de sustentabilidade, a Praia de Madureira e o Skate Park, considerado um dos mais completos da América Latina.

Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - Imagem 2 de 56
© Bianca Rezende
Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - Imagem 18 de 56
© Bianca Rezende

Sistema de irrigação controlado por sensores meteorológicos, edificações com paredes e tetos verdes, recuperação da fauna e flora da região, com mais de mais de 800 árvores e 400 palmeiras plantadas, energia solar, controle de resíduos sólidos, sistema de reuso de água, pisos permeáveis e utilização de lâmpadas LED, garantiram ao Parque Madureira a conquista do primeiro certificado de qualidade ambiental AQUA atribuído a um espaço público brasileiro.

Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - Orla
© Bianca Rezende
Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - Cadeira
© Bianca Rezende

A expansão do parque, atualmente em andamento, segue seu curso através de mais 6 bairros. Nascido em Madureira, o parque ganhará mais 255.000m² construídos com os mesmos conceitos e princípios originais, para não ser somente um espaço público verde, mas uma mudança na qualidade de vida das pessoas.

Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos - Urbano
© Eduardo Raimondi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parque Madureira - R. Parque Madureira, S/N - Madureira, Rio de Janeiro - RJ, 21351-140, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos" 16 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789177/parque-madureira-ruy-rezende-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.