Casa M / Bric arquitectos

Casa M / Bric arquitectos - Mais Imagens+ 13

Managua, Nicarágua
  • Projeto Estrutural: Jorge Boza
  • Projeto Elétrico: Irvin Boza
  • Projeto Hidrossanitário: Francisco Caldera
  • Arquitetos Responsáveis: Moisés Mora López y Claudia Morales
  • Cidade: Managua
  • País: Nicarágua
Mais informaçõesMenos informações
© Manuela Monte Casablanca

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi encomendado por um jovem casal sem filhos que desejava ter sua primeira casa.

© Manuela Monte Casablanca

Um dos objetivos principais do projeto foi criar um espaço flexível que pudesse se adaptar às necessidades de seus ocupantes e às características do lugar de implantação. O orçamento que contavam para a construção era de 300 dólares por metro quadrado.

© Manuela Monte Casablanca

O terreno está localizado em uma área longe das áreas mais densamente povoadas da cidade. Com muitas árvores e poucos vizinhos ao redor, o projeto devia se beneficiar da ventilação natural, da ampla luz, das vistas do lugar e ao mesmo tempo brindar a segurança necessária aos seus ocupantes.

Planta
Diagrama

A relação interior/exterior assim com a sobriedade dos acabamentos foram pautas importantes na estética do projeto. As paredes são construídas com painéis estruturais de malha eletro-soldada com poliestireno e revestidas de cimento. A distribuição espacial interna é definida por uma planta aberta onde foram agrupados os núcleos úmidos para otimizar a disposição das instalações hidro-sanitárias. Sobre o banheiro e a cozinha está o quarto, permitindo assim que o resto da casa se tornasse um espaço contínuo de usos múltiplos; o interior da casa se abre para o terraço através de um sistema de painéis independentes que permitem criar diferentes níveis de abertura ou privacidade. Estes painéis fecham com uma veneziana de madeira que permite uma ventilação mais efetiva.

© Manuela Monte Casablanca
© Manuela Monte Casablanca

Para aproveitar melhor o orçamento optou-se que a paleta de cores da casa seria aquela dos materiais, expostos tal qual foram utilizados na obra. As paredes permaneceram sem pintar para que os tons diferentes de gesso dessem lugar, com o tempo, a sutis diferenças de tom graças ao envelhecimento natural dos elementos sobre o material. 

© Manuela Monte Casablanca

Ao projetar uma casa é fundamental brindar a capacidade de poder desenvolver no tempo e que assim possa crescer junto com a família que a habita. Neste sentido um dos requerimentos específicos do projeto foi que pudesse ser agregado mais um quarto no futuro, mas sem que o acréscimo afetasse a estética original do projeto. Para alcançar este objetivo, projetamos a varanda como área destinada para a eventual expansão, desta maneira o teto estaria instalado a partir de um princípio e o único que deveria ser acrescentado para a criação do novo espaço seriam painéis leves de fechamento. Os portões que se desmontariam para a inclusão do quarto seriam acrescentados à nova fachada.

© Manuela Monte Casablanca

Dois anos após a finalização da obra, a casa teve que ser ampliada para dar as boas vindas para a nova integrante da família.

© Manuela Monte Casablanca

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa M / Bric arquitectos" [Casa M / Bric arquitectos] 10 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789114/casa-m-bric-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.