Casa em Sintra III / JBMG Arquitectos

Casa em Sintra III / JBMG Arquitectos - Janela, VigaCasa em Sintra III / JBMG Arquitectos - Imagem 3 de 18Casa em Sintra III / JBMG Arquitectos - TijoloCasa em Sintra III / JBMG Arquitectos - Janela, JardimCasa em Sintra III / JBMG Arquitectos - Mais Imagens+ 13

Casa em Sintra III / JBMG Arquitectos - Janela, Jardim
© João Brandão

Descrição enviada pela equipe de projeto. Extensão de uma casa tradicional de caráter histórico, esta pequena casa de hóspedes reabilita e recontextualiza uma pequena ruína existente, que contém um valor de memórias importante para o cliente, e amplia-a com um volume de carácter moderno. O conjunto localiza-se numa rótula da quinta, num terreno de pouco declive, separando o espaço da casa principal do jardim mais a noroeste através de uma pequena ponte de madeira. Direcionado para a vista e para o lago artificial a sul, a casa vive do contraste entre o pré-existente e o novo, entre o social e o privado, entre o aspecto bruto de uma construção contrafortada e a leveza de um corpo ligeiro, quase pré fabricado, com os seus vãos largos a espelhar a natureza. Entre a frieza da pedra e o quente da madeira. 

Casa em Sintra III / JBMG Arquitectos - Janela
© João Brandão

Com uma área de 152m², o programa simples consiste numa pequena sala com uma kitchennete e três quartos, uma lavandaria e quarto de empregado/a, tudo num único piso. O espaço social vive para o lago, protegido do restante pátio por um muro de pedra. Dois quartos vivem para um riacho e arvoredo a oeste, e a ruína comporta o quarto principal, cuja única relação para com o exterior é um vão baixo. 

Planta Baixa
Cortes

Foi favorecida uma perspectiva bioclimática, através da exposição solar a sul, do uso de técnicas passivas de captação de energia solar, do aproveitamento de processos passivos de ventilação e arrefecimento por evaporação, como também na escolha criteriosa dos materiais escolhidos, não poluentes, biodegradáveis e passíveis de reciclagem. 

Casa em Sintra III / JBMG Arquitectos - Janela, Viga
© João Brandão

Em relação aos materiais, as paredes novas exteriores a sul e oeste são em madeira natural, assim como as caixilharias dos seus vãos. Já as paredes a norte e este usam o reboco pintado a branco, definindo um volume mais técnico, funcional. As lajes definem-se exteriormente por perfis metálicos pintados em cinza forja, sendo a cobertura em seixo rolado. As varandas são revestidas em deck, enquanto que todo o pavimento interior é em piso flutuante de madeira.

Casa em Sintra III / JBMG Arquitectos - Tijolo
© João Brandão

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Sintra III / JBMG Arquitectos" 07 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788984/casa-em-sintra-iii-jbmg-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.