Moradia para os professores de Gando / Kéré Architecture

  • Arquitetos: Kéré Architecture ; Kéré Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  930
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2004
  • Fotógrafo
    Fotografias:Erik-Jan Ouwerkerk

Moradia para os professores de Gando / Kéré Architecture  - Mais Imagens+ 2

Mais informaçõesMenos informações
© Erik-Jan Ouwerkerk

Descrição enviada pela equipe de projeto. Estes edifícios foram projetados para atrair professores para a zona rural, bem como para promover o uso da terra como material de construção sustentável e durável. As casas foram realizadas como uma série de módulos adaptáveis, cada uma de tamanho comparável com as barracas redondas tradicionais, encontradas nesta região. Os módulos individuais podem ser combinados de várias formas no seu conjunto compósito maior. A simplicidade do desenho e uso mínimo de materiais comprados significa que ele pode ser facilmente adotada pelos aldeões. As seis casas para professores e suas famílias estão dispostas em um amplo arco ao sul do complexo escolar. Esta disposição curvilínea não é apenas bonita, mas também é uma reminiscência de uma composição tradicional Burkinabé. Os telhados são abóbadas construídas a partir de blocos de terra estabilizada. Este método de construção, anteriormente inédito nesta região, faz uso de recursos locais e é climaticamente eficiente. Para proteger o edifício da umidade ascendente, as paredes de adobe possuem 40 cm de espessura sobre uma base de cimento e pedras de granito. Os aldeões produziram cerca de 15.000 blocos, de 40x20x10cm, a uma taxa de entre 600 e 1.000 por dia.

© Erik-Jan Ouwerkerk

Uma viga que conecta as paredes suporta a carga do teto em cada módulo. A cobertura é uma camada de concreto armado feita no local numa cofragem de blocos de terra estabilizada e comprimida (CSEBs). As alturas do teto variam entre 100 e 150 cm, portanto, quando superpostos, produzem uma abertura em forma de foice que serve como meio para ventilar o habitáculo e proporcionar luz solar. Os generosos beirais protegem as paredes da umidade. Nas casas tradicionais de Burkina Faso, um tipo especial de revestimento - uma mistura de sucos de vegetais e esterco de vaca - é aplicado às paredes exteriores como uma camada protetora de intempéries.

Planta Baixa

Lamentavelmente, estes componentes são de pouca utilidade na época de chuvas e atraem cupins, que com o tempo podem destruir as paredes. Na moradia dos professores, os componentes orgânicos tradicionais foram substituídos por betume. O ponto culminante da obra é o calcamento do solo de argila para criar uma superfície lisa e homogênea. A participação entusiasta dos habitantes de Gando foi fundamental para o êxito deste projeto. Os aldeões ganham não apenas novas habilidades, mas também um sentido de responsabilidade, consciência e sensibilidade à tradição e aspectos inovadores do edifício.

© Erik-Jan Ouwerkerk

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Burkina Faso

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Moradia para os professores de Gando / Kéré Architecture " [Gando Teacher's Housing / Kéré Architecture ] 27 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788329/moradia-para-os-professores-de-gando-kere-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.