Ampliação da Escola Primária de Gando / Kéré Architecture

Ampliação da Escola Primária de Gando / Kéré Architecture  - Imagem 2 de 9Ampliação da Escola Primária de Gando / Kéré Architecture  - Imagem 3 de 9Ampliação da Escola Primária de Gando / Kéré Architecture  - Imagem 4 de 9Ampliação da Escola Primária de Gando / Kéré Architecture  - Imagem 5 de 9Ampliação da Escola Primária de Gando / Kéré Architecture  - Mais Imagens+ 4

  • Arquitetos: Kéré Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  380
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
Mais informaçõesMenos informações
Ampliação da Escola Primária de Gando / Kéré Architecture  - Imagem 6 de 9
© Erik-Jan Ouwerkerk

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dois anos após a finalização da escola primária, existia uma demanda de mais de 260 crianças de Gando e sua região circundante para assistir à escola. Logo tornou-se evidente que uma ampliação fazia muita falta para dar serviço às necessidades educativas destes alunos. Com o apoio dos povoados ao redor, a ampliação da escola foi construída utilizando mão de obra e materiais locais.

Ampliação da Escola Primária de Gando / Kéré Architecture  - Imagem 8 de 9
Planta

Como a escola primária foi construída na estreita colaboração com membros da comunidade de Gando, o edifício se converteu num marco importante de identificação na região. Dado que a qualidade do material e a expressão arquitetônica do edifício se converteu num símbolo tão forte para a comunidade em si, a ampliação foi desenhada com os mesmos princípios e métodos. Assim como na escola primária, a extensão também foi construída com blocos de terra comprimida feitos à mão. A estratégia de ventilação de colocar o teto de folha metálica afastado do teto perfurado interno também foi utilizada.

Ampliação da Escola Primária de Gando / Kéré Architecture  - Imagem 7 de 9
© Erik-Jan Ouwerkerk

Ao contrário da Escola Primária, no entanto, o teto da extensão foi concebido como um abóboda singular. Ao invés de deixar aparente a superfície do teto e elementos das vigas, a abóboda monumental foi construída com vazios dentro da malha de tijolos do teto. Esta superfície "respirável" aspira ar fresco a partir das janelas no espaço interior e permite que o ar quente escape através da ventilação, permanecendo ao mesmo tempo sombreado e protegido de chuvas prejudiciais pelo beiral do telhado.

Ampliação da Escola Primária de Gando / Kéré Architecture  - Imagem 3 de 9
© Erik-Jan Ouwerkerk
Ampliação da Escola Primária de Gando / Kéré Architecture  - Imagem 9 de 9
Corte
Ampliação da Escola Primária de Gando / Kéré Architecture  - Imagem 2 de 9
© Erik-Jan Ouwerkerk

A ampliação da escola foi concluída em 2008 e agora permite um adicional de 120 estudantes.

Ampliação da Escola Primária de Gando / Kéré Architecture  - Imagem 5 de 9
© Erik-Jan Ouwerkerk

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Burkina Faso

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ampliação da Escola Primária de Gando / Kéré Architecture " [Gando Primary School Extension / Kéré Architecture ] 13 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787376/anexo-da-escola-primaria-de-gando-kere-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.