Escola Secundária e Centro Cultural Moulins / Chartier Dalix Architectes

Escola Secundária e Centro Cultural Moulins / Chartier Dalix Architectes - Imagem 2 de 31Escola Secundária e Centro Cultural Moulins / Chartier Dalix Architectes - Imagem 3 de 31Escola Secundária e Centro Cultural Moulins / Chartier Dalix Architectes - Imagem 4 de 31Escola Secundária e Centro Cultural Moulins / Chartier Dalix Architectes - Imagem 5 de 31Escola Secundária e Centro Cultural Moulins / Chartier Dalix Architectes - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos Responsáveis: chartier dalix architectes, AvantPropos architectes
  • Construtora: Conseil Général du Nord / Ville de Lille
  • Designer: Studio Joran Briand
  • Cidade: Lille
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Escola Secundária e Centro Cultural Moulins / Chartier Dalix Architectes - Imagem 5 de 31
© Takuji Shimmura

Descrição enviada pela equipe de projeto. CONTEXTO

A nova escola secundária de Lille Moulins e seu complexo esportivo para pessoas com deficiência ergue-se no boulevard d'Alsace e estende-se ao longo da rua d'Arras. Esta localização oferece uma óbvia abertura sobre o distrito de Moullins e leva em consideração a percepção das novas instalações na zona urbana adjacente. Nesse sentido, duas escalas se destacam:

- Por um lado, a instalação tal com se percebe desde longe, é composta por massas e coberturas desenhadas para oferecer uma vista bastante elusiva;

Escola Secundária e Centro Cultural Moulins / Chartier Dalix Architectes - Imagem 19 de 31
© Takuji Shimmura

- Por outro lado, a instalação acomodou-se ao seu entorno e oferece vistas mais curtas no térreo, nas entradas... aos transeuntes e habitantes.

Escola Secundária e Centro Cultural Moulins / Chartier Dalix Architectes - Imagem 26 de 31
Planta Baixa

Esta dupla escala é traduzida por uma construção de um edifício que cumpre tanto com suas dimensões urbanas como simbólicas, ao mesmo tempo em que cumpre com os requisitos funcionais.

Escola Secundária e Centro Cultural Moulins / Chartier Dalix Architectes - Imagem 18 de 31
© Takuji Shimmura

CONCEITO

O complexo, disposto em um anel ao redor de um pátio central, possui linhas claras, destacando-se sobre o horizonte de Lille. A transparência do térreo oferece uma genuína abertura ao exterior, garantindo a continuidade visual sobre a totalidade do programa. Os pavimentos superiores da escola são tratados como emblemáticas características urbanas. O jogo de volumes facilita a identificação do elemento principal do programa (escola, casa de hóspedes, sala de esportes para pessoas com deficiência, centro cultural) e também conecta-se com o caráter do entorno local, um tecido urbano bastante fragmentado. Uma faixa horizontal situada entre o térreo e os pavimentos superiores corre através dos programas, que está sendo articulada e cria a cobertura ao pátio, que está rodeada com um anel de vegetação.

Escola Secundária e Centro Cultural Moulins / Chartier Dalix Architectes - Imagem 7 de 31
© Takuji Shimmura
Escola Secundária e Centro Cultural Moulins / Chartier Dalix Architectes - Imagem 28 de 31
Detalhe
Escola Secundária e Centro Cultural Moulins / Chartier Dalix Architectes - Imagem 2 de 31
© Takuji Shimmura

A fragmentação destes três volumes dá a totalidade da construção uma certa leveza, devido às suas aberturas ao exterior. A área de jogos cobertura possui aberturas sobre as quadras vizinhas ( ao norte) oferecendo numerosas vistas. O parque também está orientado ao sul, a uma paisagem urbana importante e sobre o sistema de trem urbano elevado. A transparência da sala de tênis de mesa no boulevard d'Alsace enfatiza o efeito da abertura da escola em relação à cidade, reforçada por sua conexão com a ampla entrada principal, na rua d'Arras.

Escola Secundária e Centro Cultural Moulins / Chartier Dalix Architectes - Imagem 16 de 31
© Takuji Shimmura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rue du Clos du Moulin, 59160 Lille, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Secundária e Centro Cultural Moulins / Chartier Dalix Architectes" [Moulins Lower Secondary School and Cultural Center / Chartier Dalix Architectes] 04 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786698/escola-secundaria-e-centro-cultural-moulins-chartier-dalix-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.