Teatro Bespoke / Stufish Entertainment Architects

Teatro Bespoke / Stufish Entertainment Architects - Imagem 2 de 19Teatro Bespoke / Stufish Entertainment Architects - Imagem 3 de 19Teatro Bespoke / Stufish Entertainment Architects - Imagem 4 de 19Teatro Bespoke / Stufish Entertainment Architects - Imagem 5 de 19Teatro Bespoke / Stufish Entertainment Architects - Mais Imagens+ 14

  • Design De Interior: Stufish Entertainment Architects
  • Consultoria Teatro: Auerbach Pollock Friedlander
  • Burocracia: Sandman Associates International
  • Construção: China IPPR International Engineering Co. Ltd
  • Interior: Beijing Qingshang Environmental Art & Architectural Design Institute Co. Ltd.
  • Conceito: Atelier One
  • Paisagismo: DL&C Landscapes Pty Ltd., Guangdong, China
  • Construtora: China State 11
  • Cenografia: Stufish Entertainment Architects
  • Iluminação: Olivier Legendre
  • Figurino: Nicolas Vaudelet
  • Acústica: Corrado Campanelli
  • Composição: Michael Brennan
  • Projeção: VYV Corporation
  • Cortinas Teatro: Showtex, Hong Kong
  • Fabricação Cenário: Yang Liping Workshop, Beijing
  • Direção Artística: Franco Dragone
  • Diretor De Coreografia: Andre Kasten, Leah Moyer
  • Diretor De Arte: Pascal Jacob
  • Consultoria De Criatividade: Yang Li Ping
  • Diretor Associado: Phenix Lin
  • Coreografia Acrobática: Edgar Zendejas
  • Performance/Maquinário: Jaque Paquin
  • Designer: Denis Lafontaine
  • Figurinos / Realização: Nicolas Vaudelet
  • Filmografia: Patrick Neys
  • Maquiagem: Carmen Arbues
  • Cidade: Xishuangbanna
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Teatro Bespoke / Stufish Entertainment Architects - Imagem 3 de 19
© Tim Franco

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Stufish Entertainment Architects conclui o projeto do Teatro - com 1183 lugares - de Xishuangbanna na China, financiado pelo maior promotor imobiliário do país, o Dalian Wanda Group. O teatro vai sediar um espetáculo permanente acrobático na água de 75 minutos criado pelos produtores Dragone.

Teatro Bespoke / Stufish Entertainment Architects - Imagem 2 de 19
© Tim Franco

Stufish também projetou todo o palco e o definiu para o show, tornando-se o primeiro projeto a entregar todos os elementos arquitetônicos e performáticos para o teatro. Desenhar todo o projeto permitiu ao Stufish apresentar uma linguagem arquitetônica holística por toda parte, desde a cobertura até os elementos de palco.

Teatro Bespoke / Stufish Entertainment Architects - Imagem 11 de 19
Planta baixa - térreo

O Dai Show Theatre de 19.500 m2 é um elemento-chave para a mais recente oferta cultural de Xishuangbanna, o Wanda Xishuangbanna International Resort. Além do teatro, o resort inclui apartamentos, shopping centers, bares, restaurantes, campo de golfe e um parque temático. Ele está prestes a se tornar um importante destino turístico para os visitantes chineses e internacionais.

Teatro Bespoke / Stufish Entertainment Architects - Imagem 5 de 19
© Tim Franco

O desenho do teatro é baseado em um esboço do conceito original feito pelo falecido fundador do estúdio, Mark Fisher. É ainda inspirado pelos padrões naturais e culturais vistos em torno de Xishuangbanna. Maciej Woroniecki, arquiteto da construção diz: "Ao chegar em Xishuangbanna não era difícil ficar impressionado com a sua beleza natural. As sempre presentes palmeiras criam uma geometria que informa a estrutura primária do teatro de uma maneira eficiente, elegante e interessante. Isto, naturalmente, tornou-se o fio condutor para o design dos interiores, fachada e, mais ainda, para a cenografia do show. Queríamos que o teatro se conectasse diretamente ao seu entorno, como se fosse viver e crescer além do jardim de Xishuangbanna."

Teatro Bespoke / Stufish Entertainment Architects - Imagem 9 de 19
© Tim Franco

A influência da natureza sobre a concepção é particularmente expressada no telhado dourado com 110m de diâmetro, que tem uma estrutura que evoca a dobra das folhas de palmeira. O telhado tem duas camadas que funcionam como um toldo para o átrio ao ar livre e é suportado por colunas que circundam o teatro. Onde as duas camadas de telhado juntam-se, as aberturas entre os pontos estruturais permitem a ventilação natural no mezanino do átrio, em resposta ao clima quente de Xishuangbanna. As aberturas também permitem que os visitantes olhem para as vistas do entorno.

Teatro Bespoke / Stufish Entertainment Architects - Imagem 12 de 19
Planta Baixa +9.00m

O desenho orgânico do Stufish materializa-se dentro do teatro também. A textura "deixa" as paredes douradas que voltam-se para o teto, criando uma atmosfera intimista, com iluminação suave nas áreas VIP. Os padrões de dobramento repetitivos percorrem todo o espaço, em partes exclusivas e às vezes transformam-se em lustres radiais em relevo.

Teatro Bespoke / Stufish Entertainment Architects - Imagem 4 de 19
© Tim Franco

No auditório, o público está sentado em torno de um espaço de 1400 m2 que é dividido em três seções. O palco principal central possui 14m contendo uma ampla de piscina de raia com 8m, que diminui para 5.5m a fim de permitir uma  dramática encenação na passarela acima. Quando fechada torna-se o piso acrobático da área de atuação. Adjacente a isso está o espaço lateral, que, juntamente com o andar central, pode ser úmido ou seco. A área posterior seca é usada simbolicamente para fins mais práticos, tais como armazenamento e transporte de cenários.

Teatro Bespoke / Stufish Entertainment Architects - Imagem 14 de 19
Corte AA

O palco foi projetado para que a água pudesse inundar as áreas separadamente e encher a bacia principal em 45 segundos e, em seguida, ser drenada em apenas 20 segundos.

Teatro Bespoke / Stufish Entertainment Architects - Imagem 7 de 19
© Tim Franco

A estrutura do telhado exterior abrange o auditório onde foi deixada exposta, dando a impressão de que o público está sentado sob um toldo de palmeiras. A baixa altura do forro, apenas 18m acima dos assentos, cria uma experiência íntima. O Stufish integrou dez portas acrobáticas com um sistema 3D elaborado para o desenho da estrutura do telhado, permitindo que artistas voem a partir da plataforma de 9m e subir acima de ambos, palco e plateia. "A combinação de nossos papéis de arquiteto e cenógrafo permitiu-nos utilizar o nosso conhecimento aprofundado no espaço do teatro e garantir a concepção do cenário mesclado de forma coerente no conceito arquitetônico," arquiteto para o show de Alicia Tkacz.

Os elementos fantásticos da produção são enfatizados por um cenário suspenso que parece crescer fora do palco e criar a impressão de que a natureza está dominando a arquitetura. Iluminação, projeção e efeitos especiais na água, tais como cascatas e fontes, enfatizam ainda mais um enredo criativo da imaginação, amor e lendas locais.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Xishuangbanna, Yunnan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Teatro Bespoke / Stufish Entertainment Architects" [Bespoke Theatre / Stufish Entertainment Architects] 30 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786419/teatro-bespoke-stufish-entertainment-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.