Anunciados os vencedores do concurso para a Unidade Básica de Saúde em Parque do Riacho - CODHAB-DF

No dia 22 de abril de 2016, na Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB/DF), foi anunciado o resultado do Concurso Público Nacional de Projetos de Arquitetura e Complementares para a Unidade Básica de Saúde (UBS) no Residencial Parque do Riacho.

A Comissão Julgadora do Concurso foi formada pelos titulares Ailton Cabral Moraes, Daniel Mangabeira da Vinha, Renato Nunes, Fábio Lisboa Saldanha e Kaled Cozac Filho e pelos suplentes Carlos Abuchaim Weidle, Rejane Jung Vianna e Luis Cláudio da Silva.

Entre 76 propostas entregues dentro do prazo estabelecido, a Comissão identificou os projetos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares e as sete menções honrosas, sendo uma com destaque.

Veja, a seguir, os projetos premiados e o parecer da Comissão sobre cada um deles:

PRIMEIRO LUGAR

  • Autores do Projeto: Alexandre Ruiz da Rosa, André Bihuna D’Oliveira, Haraldo Hauer Freudenberg, Rodrigo Vinci Philippi.
  • Colaboradores: Lucas de Oliveira Freitas, Luca Fischer, Michela Neri. 
  • Consultor Conforto: Aloísio Leoni Schmid.
  • Local: Curitiba / PR

Primeiro Lugar. Image Cortesia de CODHAB-DF

O projeto vencedor apresentou domínio do programa aliado a uma solução formal simples, de fácil leitura e grande qualidade estética. A composição em três volumes separados possibilitou ao edifício uma melhor acomodação à topografia. A localização da entrada no pavilhão central permitiu uma boa distribuição de fluxos, com apenas um único canal de distribuição, minimizando o percurso dos usuários dentro da unidade de saúde. Todas as circulações e os espaços de espera margeiam os jardins internos conferindo qualidade distinta aos diversos setores. A criação de terraços como extensão da área de espera também foi ponto positivo destacado pelo júri. As soluções de fachadas externas, apesar de apresentarem um único recurso de tratamento das superfícies, conferem a todas elas  proteção solar necessária, além de proporcionarem condições efetivas e psicológicas de segurança. A Comissão Julgadora destaca a simplicidade e leveza dos elementos estruturais da cobertura, escolha que reduz os problemas com manutenção e facilita a passagem de dutos de instalações.

SEGUNDO LUGAR

  • Autores: Ricardo Felipe Gonçalves, Matheus Marques Rodrigues Alves, Marcus Rosa.
  • Colaboradores: Filipe Battazza, David Melo
  • Local: São Paulo / SP

Segundo Lugar. Image Cortesia de CODHAB-DF

A proposta se destaca pela plasticidade, generosidade e distribuição dos espaços internos, compacidade da planta e boa distribuição das esperas no decorrer do corpo do edifício.  A fluidez espacial, fácil orientabilidade e integração dos jardins com os espaços internos também foram pontos destacados pela banca julgadora. A ventilação cruzada dos consultórios mereceu destaque pela solução adotada sem comprometimento do isolamento acústico. Outrossim, a Comissão Julgadora entendeu que a proposta apresenta menor flexibilidade em relação à topografia. A espera do hall de entrada e recepção não apresentam proteção solar para a orientação leste. A localização da entrada e recepção na extremidade frontal da edificação forçou a criação de um grande corredor de acesso aos diversos setores da UBS aumentando percursos dos usuários. Apesar de os jardins centrais propiciarem uma boa ventilação e iluminação natural, sua condição aberta e ao mesmo nível que o piso da circulação, podem gerar inconvenientes em relação à limpeza, proteção às intempéries e ao trânsito dos usuários. O uso de espelhos d'água, embora tecnicamente correto dada a baixa umidade de Brasília, ocasiona altos custos de manutenção e por essa razão os jurados recomendam a adoção de outras soluções para melhora do conforto hidrotérmico.

TERCEIRO LUGAR

  • Estúdio MRGB + ArqBr
  • Estúdio MRGB: Hermes Romão, Igor Campos, Ana Orefice, Rodolfo Marques, Ana Carolina Moreth
  • ArqBr: Eder Alencar, André Velloso, Rodrigo da Cruz, Izabela Brettas, Gabriel Solórzano
  • Local: Brasília / DF

Terceiro Lugar. Image Cortesia de CODHAB-DF

A proposta se destaca pela simplicidade, elegância formal, fechamentos bem resolvidos e acesso marcante, convidativo, que relaciona-se de forma generosa com o usuário. A solução construtiva/estrutural é clara e coerente com o Termo de Referência. Destaca-se o excelente nível da apresentação gráfica que proporcionou fácil leitura do projeto. Entretanto, a Comissão Julgadora entendeu que a circulação exclusiva para os funcionários era desnecessária, observando-se ainda que o projeto utilizou o mesmo critério de dimensionamento para fluxos diferentes (público/funcionários). Julgou-se também que a opção pela intercalação de diversos jardins entre os ambientes fez desta uma das propostas com maior área de ocupação do terreno, o que ocasionaria maiores custos de manutenção e construção. Em razão da implantação longitudinal e da grande extensão do edifício questionou-se a acomodação deste em relação à topografia criando grande diferença entre a cota de soleira e o nível de acesso do edifício, obrigando maior movimentação de terra. A ventilação cruzada adotada no projeto, embora eficiente do ponto de vista do conforto térmico, provocaria problemas de isolamento acústico entre consultórios e a circulação dos usuários.

MENÇÃO HONROSA COM DESTAQUE

  • Arquea Arquitetos
  • Autores: Bernardo Richter, Fernando Caldeira de Lacerda, Pedro Amin Tavares, Helena Engelhardt Wenzel de Carvalho, Guilherme Arnon Schmitt.
  • Colaboradores: Priscila Milena Vicentim, Guilherme Figueiredo Teixeira Araújo, Maria Isabel Seibel Reis
  • Local: Curitiba / PR

Menção Honrosa com Destaque. Image Cortesia de CODHAB-DF

Em razão da funcionalidade, simplicidade e excelente atendimento ao programa de necessidades, julgou-se por outorgar a Menção Honrosa com Destaque.

MENÇÃO HONROSA

  • Robson Canuto da Silva, Ana Luisa Oliveira Rolim, Fábio Cordeiro de Andrade, Mateus Araruna Gibson, Natália Carneiro Leão Rego Barretto, Vinícius de Lemos Santos, Mariana Queiroz de Castro Lins
  • Local: Olinda / PE

Menção Honrosa. Image Cortesia de CODHAB-DF

Pela originalidade da especulação formal, criatividade e qualidade da representação gráfica.

MENÇÃO HONROSA

  • Felipe Cordeiro Martins, Vitor Nunes, Henrique Rocha, Lucas Siqueira, Natália Taiane, Cainã Viera, Thaís Cavalcante, Tiago Alvarenga e Bruna Maia 
  • Local: Rio de Janeiro / RJ

Menção Honrosa. Image Cortesia de CODHAB-DF

Pela ousadia/iconicidade da proposta e caráter da industrialização da construção.

MENÇÃO HONROSA

  • Aleph Zero
  • Autores: Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes
  • Colaboradores: Nicolie Duarte, Daniela Moro e Nicol Gelsi Assessoria estrutural: Jeferson Andrade e Ricardo Dias
  • Loca: São Paulo / SP

Menção Honrosa. Image Cortesia de CODHAB-DF

Pela elegância estética, estrutural, permeabilidade visual entre os espaços internos/externos e clareza da apresentação.

MENÇÃO HONROSA

  • SIAA
  • Autor: César Shundi Iwamizu
  • Co-autores: Eduardo Pereira Gurian, Helena Aparecida Ayoub Silva, Bruno Valdetaro Salvador
  • Arquitetos colaboradores: Luca Caiaffa, Rafael Carvalho, Victor Panucci, Gustavo Kerr, Andrei Barbosa, Leonardo Nakaoka Nakandakari, Fernanda Britto
  • Estagiários: Maria Fernanda Xavier
  • Local: São Paulo / SP

Menção Honrosa. Image Cortesia de CODHAB-DF

Pela singularidade do sistema estrutural, boa solução ao conforto térmico/ventilação, especulação estética e adequação à humanização no ambiente.

MENÇÃO HONROSA

  • Republica Arquitetura + Carlos E. B. Garcia Arquitetura 
  • Autores: Cristina Tosta, Luciano Margotto [Republica Arquitetura] e Carlos E. B. Garcia [Carlos E. B. Garcia Arquitetura] 
  • Colaborador: Diogo Alves Gouveia [Republica Arquitetura]
  • Local: São Paulo / SP

Menção Honrosa. Image Cortesia de CODHAB-DF

Pela flexibilidade espacial do sistema estrutural proposto, pela leveza, transparência e força do partido arquitetônico.

MENÇÃO HONROSA

  • 0e1 + MASA
  • Autores: Ana Cristina Castagna, Anna Carolina Manfroi, Mario Guidoux, Gabriel Giambastiani, Mariana Samurio, Martin Pronczuk, Santiago Saettone, Eugenia Cedrani, Santiago Facio, Valentina Massud.
  • Local: Porto Alegre / RS

Menção Honrosa. Image Cortesia de CODHAB-DF

Pela boa utilização do sistema construtivo estrutural de concreto pré-fabricado e otimização do espaço.

Para ver todas as pranchas dos projetos premiados, clique aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: Amanda Ferber. "Anunciados os vencedores do concurso para a Unidade Básica de Saúde em Parque do Riacho - CODHAB-DF " 28 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786317/anunciados-os-vencedores-do-concurso-para-a-unidade-basica-de-saude-em-parque-do-riacho-codhab-df> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.