Casa RB / Marcos Bertoldi Arquitetos

Casa RB  / Marcos Bertoldi Arquitetos - Mais Imagens+ 44

Curitiba, Brasil
  • Arquitetos: Marcos Bertoldi Arquitetos; Marcos Bertoldi Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1750
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alan Weintraub
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Arconic, Construtora Greenwood, Engevidros, Florense, Imperpar, Madeira Certa, NPK, Otis, Tecer, Vidrotil, É iluminação
  • Estrutura: Tramo Sociedade Civil Estruturas
  • Construção: Construtora Greenwood
  • Fundações: Escoll Engenharia de Solos e Concreto
  • Elétrica: Promeki Projetos Eletricos
  • Hidráulica: Barsch Engenheiros Associados
  • Climatização/Ar Condicionado: IMPERPAR (ar condicionado DAIKIN)
  • Data Do Início Projeto (Ano): 2005
  • Data Da Conclusão Da Obra (Ano): 2012
  • Área Do Terreno: 1233 m²
  • Área Construída: 1750 m²
  • Cidade: Curitiba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Alan Weintraub

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa corresponde às pretensões e ao projeto de vida de um jovem herdeiro e colecionador. O terreno, exaustivamente buscado, está localizado ao lado Graciosa Country Club, o clube mais exclusivo e o campo de golf mais central da cidade.  Suas particularidades, tais como, dimensões, formato, legislação e vizinhança, moldaram e condicionaram diversas decisões do projeto.

© Alan Weintraub

A idéia de uma casa para grandes festas e recepções também seria central no desenvolvimento do trabalho.

© Alan Weintraub

A casa inteiramente em concreto armado foi uma proposta deste escritório, que via neste projeto uma alternativa para uma arquitetura potente por sua volumetria e sem concessões estilísticas ao convencional.

Planta

O terreno de 1200 m2 era relativamente pequeno para o grande programa a ser instalado, o formato triangular com um dos lados em arco, não facilitava o desenho do edifício. Uma estreita faixa de barracões de manutenção do campo de golf  junto ao muro alto, somente disponibilizaria as vistas desejadas a partir do segundo pavimento da casa.Da relação entre as dificuldades apresentadas pelo lote, com a maior e mais importante exigência do cliente, de se beneficiar ao máximo das vistas para o campo de golf, surgiu a diretriz vertical do projeto. 

Os principais usos só aconteceriam a partir do segundo pavimento do edifício. 

© Alan Weintraub

A casa é composta de cinco pavimentos - térreo e mais quatro. Os pavimentos térreo e primeiro foram destinados para: acessos, pátio e abrigo de automóveis, serviços, instalações e apartamentos para pessoal e, em entrada própria, a partir da mesma praça principal de acesso a casa, a galeria para a coleção particular. 

Corte

O espaço da galeria não estava no escopo inicial dos trabalhos, a idéia inicial previa a instalação das obras nos diversos ambientes da residência. No entanto devido ao excedente de áreas térreas e no primeiro pavimento, além da inclusão de obras de grande formato na coleção, achamos por bem sugerir a criação da galeria, ideal rapidamente absorvido pelo cliente. Desta forma o espaço expositivo foi instalado numa planta em T em pédireito duplo, com uma das pernas do T reservada para um jardim intramuros, previsto para exposição de esculturas, espelho d'água e jardim aquático. A cobertura desta galeria, em terraço jardim, recria o terreno dois pavimentos acima do térreo, disponibilizando uma área gramada acessível a partir do piso dos quartos ou do salão principal instalado na caixa de vidro.

© Alan Weintraub

A coleção de artes plásticas começou a ser formada há vinte anos atrás, quando o proprietário nos chamou para projetar o seu primeiro apartamento. Começamos com uma serie de artistas locais da geração 80 e nos próximos anos a coleção passou a abrigar uma série de artistas de abrangência nacional e internacional, tendo se tornado referência para museus locais e importantes artistas e marchands brasileiros. 

© Alan Weintraub

A casa, de aproximadamente 1750 m2, foi projetada para um casal e duas meninas. 

No térreo, além do acesso para veículos, uma grande praça parcialmente coberta pela caixa de vidro, não murada e de proporções monumentais, dá acesso ao hall de entrada, (também acessível para quem vem de carro pelos fundos), e para a galeria de arte particular. Subimos aos andares superiores de três formas distintas, por elevador ou rampas para as áreas principais e escadas para as áreas de serviço. 

© Alan Weintraub

A partir do hall de entrada no térreo subimos dois pavimentos para acessar o piso com ambientes separados pela marcenaria magenta, rasgado por uma janela em fita de 26 metros de comprimento com as primeiras vistas para o campo de golf e acesso ao jardim secreto, contendo este, 3 espécies de Pau-Ferro, (Caesalpinia Ferrea), árvore nativa da Mata Atlântica Brasileira. Este piso é dedicado aos quartos das filhas e hóspedes e das salas de uso mais cotidianos, contendo a principal cozinha da casa que se conecta com as outras duas cozinhas por elevador monta-cargas. Ainda existe uma quarta cozinha para uso do pessoal.

© Alan Weintraub

O terceiro piso abriga os maiores espaços e é o piso dedicado as maiores interações familiares e as grandes recepções. É o pavimento da caixa de vidro em pé-direito duplo, que atravessa transversalmente o grande paralelepípedo em concreto armado, debruçando-se sobre o campo de golf numa extremidade e voltado para o sky-line do centro da cidade na outra ponta. Este piso também abriga a suite principal da residência com acesso ao jardim secreto, contendo escada externa para a piscina no terraço superior, além de acesso ao terraço lateral com vistas para o clube.

© Alan Weintraub

O quarto pavimento contém as principais atividades sociais e familiares para uso diurno, tais como: deck e piscina, lounge e bar, com amplas perspectivas para o campo de golf, além de sauna e cozinha com churrasqueira para almoços. A piscina é revestida em mosaico de vidro a partir de um desenho original do artista plástico Paolo Ridolfi, executado, desmontado e encaixotado em São Paulo e trazido para Curitiba para sua instalação definitiva. O ambiente interno, em mezanino entre os dois vazios da caixa de vidro, abriga mesa para DJ e pista de dança.

© Alan Weintraub

A linguagem plástica adotada priorizou uma volumetria de blocos maciços em concreto armado num trabalho de adições e subtrações de massas onde os túneis de circulação das rampas e os volumes das circulações verticais rasgam o corpo principal do edifício, fazendo com que as fachadas sejam representadas pelas circulações que percorrem o prédio.

© Alan Weintraub

A fachada frontal, de carácter mais volumetrico e escultórico tem poucas aberturas em oposição a caixa de vidro, aérea e transparente, que cobre a praça de entrada em pé-direito triplo. Onde se encontram as duas portas em aço inoxidável - uma de acesso a casa e outra de acesso a galeria privada - tendo ao fundo um fechamento em U-glass  com 12 metros de altura.

© Alan Weintraub

A fachada posterior, mais extrovertida e permeável, é volumetricamente mais movimentada, condicionada pelo forma e proporções do terreno, além da legislação urbana. Inclui diversas aberturas e terraços para melhor integração com a paisagem.

© Alan Weintraub

O mobiliário proposto, também entendido como uma coleção, é uma mescla de mobília internacional, trazida de residências anteriores e uma coleção de mobiliário brasileiro autoral, modernista e contemporâneo, criada pelos principais arquitetos e designers brasileiros do século XX e da geração atual.

© Alan Weintraub

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa RB / Marcos Bertoldi Arquitetos" [RB House / Marcos Bertoldi Arquitetos] 12 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785313/rb-house-marcos-bertoldi-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.