O Apartamento SABA / Sara Kalantary + Reza Sayadian

© Parham Taghioff

O Apartamento SABA / Sara Kalantary + Reza Sayadian - Mais Imagens+ 25

  • Costrução: TDC Office
  • Estrutural, Mecânica E Elétrica: Fathi, Afshari and Hassanzade
  • Cliente: Mr. Farahani Saba
  • Equipe De Projeto: Mohammad Hossein Izadi, Arian Spridonof, Anahita Vazirnezami, Roujin Gahvarei, Vida Janavi, Mohammad Ghaffari, Ladan Pakzad, Ashkan Farahani Saba, Tabasom Heidari
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é considerada um conceito inseparável da antiga cultura e civilização iraniana; conectada com a natureza, proporcionando frescor e vivacidade aos seus residentes. Em outras palavras, a casa em seu conceito antigo é a combinação do edifício e do jardim que estabeleceria o homem em seus interiores. Um espaço humano envolvendo todos os detalhes da natureza, como o canto dos pássaros, o barulho da água, as folhas das árvores ao vento, a cor dourada dos raios de sol na estrutura de tijolos e o reflexo do edifício envolvido pela natureza na superfície de uma piscina.

Dentro da mudança no estilo de vida das pessoas, o desenvolvimento das cidades e a crescente demanda de construir edifícios em altura, esse valiosa tradição de nossos ancestrais em comprometer a arquitetura com a natureza ficou obsoleto, e já configura apenas uma memória longínqua em menos de um século.

Este projeto é o resultado de nossos esforços em revitalizar esta tradição perdida e dar uma nova interpretação ao antigo conceito. Nós acreditamos que uma das principais razões da crise cultural em nossa sociedade está relacionada com esta mudança abrupta no espaço do morar.

A fachada da rua é dinâmica, e pode ser modificada pelos moradores do apartamento. Esta fachada com camadas duplas tenta se comunicar com a cidade através de uma camada de vidro transparente e outra camada em madeira, esta última móvel e pode ser controlada manualmente de acordo com as necessidades do usuário de luz, privacidade e vista. Na fachada frente ao jardim, as floreiras modulares compõem o balaústre da varanda. 

Detalhe

O projeto está em um terreno de 20 x 50 m, mas a largura de 30 metros da porção norte da implantação representava os limites para construção do apartamento, dividindo a conexão do pátio ao sul com a rua. Com este regulamento urbano que desconectava o pátio da rua, o desafio era reconectar esta parcela com uma boa solução.

Acabamos por elevar os jardins do nível da rua para a fachada norte, para a cobertura, e para a fachada sul para então reencontrar o pátio ajardinado, formando o paisagismo que conecta as fachadas, cobertura e jardins.

© Hossein Barazandeh

Uma abordagem pragmática em relação à natureza e sustentabilidade

- Materiais locais e reciclados do edifício existente: dormentes de madeira e tijolos reaproveitados foram reutilizados em pisos e paredes do jardim.

- materiais utilizados: madeira, tijolos, placas metálicas e pedras são considerados materiais não danosos à natureza e são provenientes de fontes locais.

Corte

 - Utilização de energia solar para fornecer a energia necessária para iluminação dos espaços comuns. A energia é coletada pelos painéis solares posicionados na cobertura, armazenados em uma bateria e utilizados quando necessário.

- a fachada de camada dupla: evita a troca de calor entre interior e exterior. A camada mais externa é composta de madeira para o controle da luz natural, enquanto a camada mais interna é composta de janelas vidros duplos.

© Parham Taghioff

- foco na ideia de integração do paisagismo com a casa, distribuindo jardins nas varandas em cada pavimento.

- Após recentes enchentes em Teerã, adotamos aqui um sistema de captação de água recolher a água da chuva do telhado; que será utilizada para a irrigação após filtração.

© Parham Taghioff

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Iran

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "O Apartamento SABA / Sara Kalantary + Reza Sayadian" [The SABA Apartment / Sara Kalantary + Reza Sayadian] 04 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785046/o-apartamento-saba-sara-kalantary-plus-reza-sayadian> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.