Parque e Pavilhão Esportivo / Vaumm

Parque e Pavilhão Esportivo / Vaumm - Imagem 2 de 24Parque e Pavilhão Esportivo / Vaumm - Imagem 3 de 24Parque e Pavilhão Esportivo / Vaumm - Imagem 4 de 24Parque e Pavilhão Esportivo / Vaumm - Imagem 5 de 24Parque e Pavilhão Esportivo / Vaumm - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Vaumm
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aitor Ortiz
  • Arquiteto Técnico: Julen Rozas Elizalde
  • Engenheiros Estruturais: Landabe
  • Cidade: Pasai Antxo
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Parque e Pavilhão Esportivo / Vaumm - Imagem 18 de 24
Implantação

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Pasai Antxo está em uma localização natural privilegiada, determinada por uma enseada de 300 metros de comprimento, um corredor natural margeado por penhascos, que dá acesso ao porto marinho e protege as embarcações em seu interior, configurando um porto de refúgio excepcional.

Parque e Pavilhão Esportivo / Vaumm - Imagem 5 de 24
© Aitor Ortiz

A evolução histórica deste território constatou com o passar dos anos, que sua grande virtude era também seu grande problema. As magníficas condições marítimas de seu porto o impulsionaram durante a revolução industrial de forma exponencial convertendo este território natural em uma paisagem produtiva, emblema do desenvolvimento industrial da região e do poder de transformação do homem. Neste singular marco natural se instalaram indústrias de transformação de metal, grandes infraestruturas de transporte ferroviário, uma usina de geração de energia à carvão e inúmeras indústrias de logísticas, transformando por completo a fisionomia e a economia da região. 

Parque e Pavilhão Esportivo / Vaumm - Imagem 16 de 24
© Aitor Ortiz

A evolução do sistema produtivo, de uma indústria pesada à uma com maior tecnologia e as lógicas de uma sociedade mais consciente da necessidade de recuperar o meio ambiente, liberou grande quantidade de solo, que agora se transformam para dar espaço às áreas residenciais.

Parque e Pavilhão Esportivo / Vaumm - Imagem 17 de 24
Planta Baixa

O desmanche de pavilhões industriais abandonados e da descontaminação do solo antes ocupado por eles deixou como resultado um terreno lunar, sem nenhuma referência do passado, sem topografia reconhecível e sem nenhum ponto de referência significativo, além de suas bordas claramente delimitados pela infraestrutura ferroviária, a rodovia e o Rio Molinao.

Parque e Pavilhão Esportivo / Vaumm - Imagem 14 de 24
© Aitor Ortiz

Neste lugar, resultado da chamada "tábula rasa", a primeira intervenção foi configurar uma nova topografia. Aproveitando a escavação necessária para executar a quadra de esportes, é erguida uma pequena colina, que é complementada por uma potente massa arborizada, constitui um elemento separador deste novo âmbito urbano e a infraestrutura viária. Este elemento recebe também o apoio da construção de um percurso esportivo que percorre a cota mais alta do terreno, dando continuidade ao passeio existente em ambos os lados do terreno, e abriga uma plataforma com equipamentos esportivos destinados à terceira idade.

Parque e Pavilhão Esportivo / Vaumm - Imagem 22 de 24
Fachada

A área intermediária do terreno é configurada por uma praça pública ligada ao Pavilhão Esportivo, relembrando a tipologia urbana clássica do conjunto que forma uma unidade indivisível. A praça está configurada como um espaço vazio, onde é possível a realização de uma grande variedade de eventos, como concertos, almoços populares e até circo. 

Parque e Pavilhão Esportivo / Vaumm - Imagem 3 de 24
© Aitor Ortiz

A última camada da intervenção configura um grande passeio que acompanha a borda do Rio Molinao. A necessidade de manter o nível em ambas as laterais das margens do rio é resolvida através de uma parede de concreto pré-fabricado, revelando o nível original onde a nova paisagem urbana emerge.

Parque e Pavilhão Esportivo / Vaumm - Imagem 6 de 24
© Aitor Ortiz

O objeto construído do Pavilhão Esportivo é um dos elementos mais proeminentes da intervenção. Suas dimensões exigiam um grande volume, que através de seu enterramento parcial adota uma escala que está de acordo com o entorno. Esta redução de escala está apoiada no tratamento que a praça recebe, convertendo a edificação em um elemento quase escultórico. Uma pequena lanchonete e um banheiro automático servem como elementos funcionais intermediários, entre a praça, o percurso junto ao rio e o Pavilhão.

Parque e Pavilhão Esportivo / Vaumm - Imagem 9 de 24
© Aitor Ortiz

A geometria multifacetada do edifício faz com que se tenha sempre uma leitura fragmentada do volume escultórico da peça, deste modo sua presença está em constante mudança, respondendo de diferentes maneiras a diferentes pontos de vista. Esta leitura de planos é amplificada pelo efeito da construção, uma vez que as diversas fachadas a cada lâmina de zinco da cobertura, dando lugar a uma textura que desenha cada plano de maneira singular. Estes mesmos padrões de geometrias fracionadas ordenam os elementos próprios da urbanização, como os gradis do pavilhão, e guarda-corpos junto ao rio,  bem como canteiros de flores ou bancos, construindo através da geometria uma unidade entre os diferentes elementos que compõem o espaço.

Parque e Pavilhão Esportivo / Vaumm - Imagem 24 de 24
Detalhe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pasai Antxo, Gipuzkoa, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Parque e Pavilhão Esportivo / Vaumm" [Park & Basque Pelota Court / VAUMM] 25 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784232/parque-basque-pelota-court-vaumm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.