I3S - Instituto de Inovação e Investigação em Saúde / Serôdio, Furtado & Associados, Arquitectos Lda.

I3S - Instituto de Inovação e Investigação em Saúde / Serôdio, Furtado & Associados, Arquitectos Lda. - Imagem 2 de 37I3S - Instituto de Inovação e Investigação em Saúde / Serôdio, Furtado & Associados, Arquitectos Lda. - Imagem 3 de 37I3S - Instituto de Inovação e Investigação em Saúde / Serôdio, Furtado & Associados, Arquitectos Lda. - Imagem 4 de 37I3S - Instituto de Inovação e Investigação em Saúde / Serôdio, Furtado & Associados, Arquitectos Lda. - Imagem 5 de 37I3S - Instituto de Inovação e Investigação em Saúde / Serôdio, Furtado & Associados, Arquitectos Lda. - Mais Imagens+ 32

  • Colaboração: Carlos Santos, Diana Vieira, Joana Brandão, Joana Figueiredo, Julian Mertel, Luis Albuquerque Pinho, Rita Saturnino, Sara Ribeiro, Sofia Albuquerque, Susana Monteiro
  • Engenharias: Afaconsult, GET - Gestão de Energia Técnica Lda.
  • Paisagismo: Arqt OF - Arquitectos Associados, Lda.
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
I3S - Instituto de Inovação e Investigação em Saúde / Serôdio, Furtado & Associados, Arquitectos Lda. - Imagem 14 de 37
© Luís Ferreira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. O volume definido por uma volumetria alongada e baixa serve de contenção ao jardim e resulta num elemento urbano integrado na envolvente, discreto na cércea mas justificado na frente urbana do lote.

I3S - Instituto de Inovação e Investigação em Saúde / Serôdio, Furtado & Associados, Arquitectos Lda. - Fachada
© Luís Ferreira Alves
Croqui

A forma do edifício, um volume compacto, é determinado pela área dos laboratórios que, sobre o piso dos serviços comuns e áreas públicas, mais pequeno e recuado, aparece sobre o terreno, sobre o jardim, sem lhe tocar. O contato com o terreno é realizado pelo programa serviços comuns e áreas públicas no piso térreo.

I3S - Instituto de Inovação e Investigação em Saúde / Serôdio, Furtado & Associados, Arquitectos Lda. - Imagem 3 de 37
© Luís Ferreira Alves
I3S - Instituto de Inovação e Investigação em Saúde / Serôdio, Furtado & Associados, Arquitectos Lda. - Imagem 5 de 37
© Luís Ferreira Alves

Os dois pisos de laboratórios são os que determinam a forma e imagem do edifício e, portanto, mais o caracterizam. Esta decisão de referenciar o desenho e conceito formal do edifício na sua unidade mínima, mas mais significativa da sua função, o laboratório, é naturalmente a ideia do projeto.

Cortes

A solução resulta, assim, numa forma geral muito compacta, apesar de possuir apenas três pisos acima da cota do solo. Esta forma compacta e alongada é perfurada por pátios que iluminam cada um dos laboratórios, no seu lado maior.

I3S - Instituto de Inovação e Investigação em Saúde / Serôdio, Furtado & Associados, Arquitectos Lda. - Concreto
© Luís Ferreira Alves
I3S - Instituto de Inovação e Investigação em Saúde / Serôdio, Furtado & Associados, Arquitectos Lda. - Imagem 15 de 37
© Luís Ferreira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "I3S - Instituto de Inovação e Investigação em Saúde / Serôdio, Furtado & Associados, Arquitectos Lda." 21 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784088/i3s-instituto-de-inovacao-e-investigacao-em-saude-seronio-furtado-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.