Centro de Conferência Internacional Katowice / JEMS

Centro de Conferência Internacional Katowice / JEMS - Mais Imagens+ 31

Katowice, Polônia
  • Arquitetos: JEMS; JEMS
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Figueras, Press Glass
via JEMS

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Centro de Conferências Internacional Katowice está localizado próximo à Arena Spodek erguida em 1962 representou um desafio tanto em planejamento urbano como para arquitetura. 

Corte

Spodek, que significa pires em polonês, é um edifício classificado entre as melhores conquistas da arquitetura contemporânea polonesa, e um dos principais ícones (criado pelos arquitetos Maciej Gintowt e Maciej Krasiński), um símbolo da região de Katowice. É uma arquitetura com caraterísticas de composição únicas, cujo valor não deverá ser diminuído por nenhum novo empreendimento. Mas ao mesmo tempo, a escala e importância desta nova vitrine da cidade e da região, levou a busca por uma solução lúdica e lógica integrada no tecido urbano, dominado por grandes estruturas existentes (Arena Spodek, Museu Silesiano, Salas de Concertos da Filarmônica).

via JEMS

A filosofia geral por trás do projeto era criar uma instalação com valores criados não apenas por proporcionar soluções funcionais de natureza utilitária, mas também pela criação de sua existência dentro do espaço social da cidade. O edifício, com sua forma direta, distinta e clara foi integrado no espaço público da cidade através de conexões proporcionadas ao longo dos eixos-chave da cidade, conectando a praça "honorária" na frente de Spodek (também o principal nó de tráfego de Katowice) e o distrito histórico mais antigo da cidade de Bogucice. As conexões são implementadas de uma maneira dupla: na forma de uma passagem pública em todo o salão principal e foyer central (uma conexão a ser utilizada especialmente durante eventos abertos, tais como feiras ou exposições) e na forma de um via externa correndo sobre o telhado do edifício, que pode ser usado durante todo o ano para eventos.

Planta Baixa

Esta filosofia levou a formação do edifício, seus elementos de composição central servindo de cobertura, integrados em um sistema de montes de terra e diversidade natural do terreno, e o espaço do hall/foyer abaixo, aproveitando da deformação da cobertura como elemento único, uma forma negativa da forma de vale. A estrutura moldada desta maneira encontra as expectativas que surgem de sua importância e prestígio, e da necessidade de fazer dele uma parte inerente da paisagem ao redor da Arena Spodek, que permanecerá como um marco em seu entorno urbano.

via JEMS

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Spodek, aleja Korfantego 35, 40-005 Katowice, Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Conferência Internacional Katowice / JEMS" [Katowice International Conference Centre / JEMS] 16 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783862/centro-de-conferencia-internacional-katowice-jems> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.