Studio-X Rio completa 5 anos e promove uma semana de palestras e eventos

Instalado na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, o laboratório experimental da Escola de PósGraduação em Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia (GSAPP) completa cinco anos. Neste período, ele se firmou como referência na reflexão sobre cidades de maneira ampla e interdisciplinar, por meio de investigações e de uma extensa programação pública e gratuita de palestras, exposições e workshops.

Para celebrar a data, o StudioX Rio inaugura as exposições Lutar, Ocupar, Resistir: As Alternativas Habitacionais dos Movimentos Sociais , que inclui exemplos no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte; e Metrópole Expandida , que investiga as relações de interdependência territorial na região metropolitana do Rio de Janeiro, abordando os casos do bairro de Santa Cruz e do Vale do Rio Paraíba. Na semana de abertura, ocorrerá uma série de palestras, incluindo nomes como Amale Andraos, Kate Orff, Nabil Bonduki, Juan Herreros, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

15/03 - Terça-feira

16h30 | Conversa: StudioX Rio: 5 anos pensando as cidades
Amale Andraos (Reitora da GSAPP), Kate Orff (GSAPP) e Pedro Rivera (StudioX Rio) fazem um balanço dos cinco anos do StudioX Rio e da presença da Escola de PósGraduação em Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia (GSAPP) no Rio de Janeiro, apontando os desafios para o futuro.

20h00 | Abertura das exposições e coquetel: 

Lutar, Ocupar, Resistir - As Alternativas Habitacionais dos Movimentos Sociais
A exposição faz parte da iniciativa Housing the Majority , em que a rede StudioX vem investigando o tema da habitação e da desigualdade urbana na escala global. No Brasil, ela aborda os movimentos sociais de luta pela moradia através de casos no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Ela inclui depoimentos de líderes com os objetivos, estratégias, conquistas e visões dos movimentos; um registro da Ocupação Manoel Congo, na Cinelândia; além de projetos de arquitetura elaborados através de métodos participativos. A exposição tem curadoria de Pedro Rivera, Francesco PerrottaBosch e Priscila Coli.

via Studio-X Rio

Metrópole Expandida
A exposição Metrópole Expandida apresenta dois ensaios na escala territorial da metrópole fluminense, com foco em infraestrutura hídrica, ecologia e densidade populacional. O primeiro caso, Fragmentos Periféricos , investiga os desafios das periferias em rápido desenvolvimento, mais especificamente o bairro de Santa Cruz, no extremo Oeste do Rio de Janeiro. O segundo, Urbanismo Hídrico , tem a infraestrutura hídrica do Vale do Rio Paraíba como fio condutor, e está dedicado ao processo contínuo de urbanização nas das cidades de Volta Redonda, Barra Mansa e Resende. O conteúdo é resultado de dois anos de investigações pelo mestrado em Desenho Urbano da GSAPP, em colaboração com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAUUFRJ) através do Programa de PósGraduação em Urbanismo (PROURB).

via Studio-X Rio

 16/03 - Quarta-feira

18h30 | Palestra com Nabil Bonduki: Os Pioneiros da Habitação social: Cem anos de política pública no Brasil
Nabil Bonduki é um dos maiores especialistas em habitação social no Brasil e autor do livro Os Pioneiros da Habitação Social . Na palestra, o atual Secretário de Cultura da Cidade de São Paulo fará uma análise crítica do histórico da ação do Estado na questão habitacional no país, tendo como base uma série de pesquisas acadêmicas realizadas na Universidade de São Paulo.

17/03 - Quinta-feira

18h30 | Mesa Redonda: Lutar, Ocupar, Resistir: Um olhar sobre as ocupações urbanas
Pouco conhecidos pelo grande público, os movimentos sociais ocupam edifícios ou terrenos vazios, apontando contradições do crescimento das cidades e implementando novos modelos de habitação. Baseadas em princípios de coletividade, participação e autogestão, essas experiências são um laboratório de práticas inovadoras para o acesso à moradia. A mesa redonda vai debater estes experimentos habitacionais com a participação de Ticiane Pinheiro (Arquiteta Ocupação Manoel Congo), Lurdinha Lopes (MNLMRJ), Alejandro de Castro Mazzaro (GSAPP) e Pedro Rivera (StudioX Rio).

18/03 - Sexta-feira

18:30 | Palestra: Juan Herreros : Estudio Herreros
O arquiteto Juan Herreros volta ao StudioX Rio para apresentar seus mais recentes trabalhos. Ele está à frente do Estudio Herreros , um escritório de Arquitetura com base em Madri que opera em escala mundial. A firma consolida os 30 anos de carreira de Juan Herreros, professor emérito na Escola de Arquitetura de Madrid, e também professor na Universidade de Columbia, Nova Iorque.

via Studio-X Rio

23/03 - Quarta-feira em São Paulo no Centro Universitário Maria Antônia

7:00 | Mesa redonda: Os Movimentos Sociais e o Direito a Cidade
No Brasil, o Estatuto da Cidade é uma lei federal de 2001. No entanto, com as transformações nas áreas urbanas brasileiras e a falta de participação pública, parte considerável das diretrizes do Estatuto não foram realizadas na prática. As ocupações urbanas e os movimentos de luta pela moradia emergem nesse contexto em que a função social da propriedade não é cumprida. O debate contará com representantes ímpares de diversos setores, buscando entender a importância dos movimentos e das ocupações.
Com Clara Irazábal, Guilherme Wisnik, Pedro Arantes, Pedro Rivera e mediação de Francesco PerrottaBosch

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Studio-X Rio completa 5 anos e promove uma semana de palestras e eventos" 11 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783580/studio-x-rio-completa-5-anos-e-promove-uma-semana-de-palestras-e-eventos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.