SRK / ARTechnic architects

SRK / ARTechnic architects - Imagem 2 de 34SRK / ARTechnic architects - Imagem 3 de 34SRK / ARTechnic architects - Imagem 4 de 34SRK / ARTechnic architects - Imagem 5 de 34SRK / ARTechnic architects - Mais Imagens+ 29

Meguro, Japão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  176
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Arquiteto Responsável: Kotaro Ide
  • Assistente: Ruri Mitsuyasu
  • Engenheiro Estrutural: Naomi Kitayama / NAO
  • Construtora: Hiroyuki Wada / Wada Construction
  • Cidade: Meguro
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
SRK / ARTechnic architects - Imagem 6 de 34
Cortesia de ARTechnic architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao ampliar e ajustar a condição existente do local e da natureza no seu interior, procurei criar um espaço que proporciona a vivência como uma parte da natureza.

SRK / ARTechnic architects - Imagem 4 de 34
Cortesia de ARTechnic architects

A casa foi projetada de forma racional e orgânica no processo de lidar com a condição do local e a função solicitada. Não somente o resultado da forma é orgânico, prestando atenção a temática do processo de planejamento, como o próprio processo foi produzido organicamente.

SRK / ARTechnic architects - Imagem 7 de 34
Cortesia de ARTechnic architects

Existia uma diferença de altura de 3,7 m e muitas árvores que ficavam na parte superior da coina no limite do terreno. Pelo fato de que o muro de contenção de terra foi necessário para a utilização destas árvores a fim de criar a vista desde o pavimento superior,  a parede não somente foi utilizada como uma vantagem integrada fazendo parte da arquitetura mas também seu desenho cresce para formar o perímetro. O muro de contenção da planta baixa, feito em terra, foi projetado em forma de espiral e envolto ao redor do exterior do edifício, como uma casca externa da planta superior. A parede exterior inteira desta casa foi formada por esta mesma casca. A planta superior rodeada por este muro e árvores muito altas, foi envidraçada para separá-la do exterior, gerando um ambiente de vivência em meio à uma montanha rochosa. Os requisitos funcionais de habitabilidade foram completados com o mobiliário.

SRK / ARTechnic architects - Imagem 30 de 34
Planta Baixa

A parede exterior inclina-se para fora gerando um efeito de redução da pressão espacial, integrando luz solar natural e também refletindo-a no espaço interior. Assim, fui capaz de satisfazer as expectativas do cliente de 'bloquear a vista aos vizinhos, mas ao mesmo tempo ter a percepção de um espaço aberto".

SRK / ARTechnic architects - Imagem 28 de 34
Cortesia de ARTechnic architects

Concebi a parede como uma natureza artificial,  cumprindo os programas com a incorporação de mobiliário e protegendo das intempéries com vidro. Se caracteriza como a origem da arquitetura japonesa, que o mobiliário e as janelas incidam no rendimento de uma casa, ainda que possua uma sensação de força europeia que oferece a habitabilidade pelos móveis e estruturas de pedra. 

SRK / ARTechnic architects - Imagem 32 de 34
Corte

Além disso, a moradia possui uma composição espacial complexa, ainda que gerando um ambiente térmico razoável e cômodo graças ao isolamento da parede externa e o sistema de calefação/resfriamento pelo solo.

SRK / ARTechnic architects - Imagem 27 de 34
Cortesia de ARTechnic architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "SRK / ARTechnic architects" [SRK / ARTechnic architects] 11 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783498/srk-artechnic-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.