Restauração de uma granja nos Alpes Franceses / Pierre-Doucerain + Adrien Felix-Faure

Restauração de uma granja nos Alpes Franceses / Pierre-Doucerain + Adrien Felix-Faure - Mais Imagens+ 27

Villefranche-sur-Mer, França
  • Pisos: David Grange
  • Paredes: Creadecor
  • Insolação: Bâti-vert
  • Elétrica: TMac
  • Hidráulica: Madisun
  • Alvenaria E Carpintaria: Stgm
  • Marceneiro: Invernizzi (M.Berthuin)
  • Colaborador: Adrien Felix-Faure
  • Cidade: Villefranche-sur-Mer
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Pierre-Doucerain

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2012, os clientes compraram uma antiga fazenda a 1550 metros acima do nível do mar, nos Alpes Franceses. Sendo amantes de montanhas, este casal parisiense desejava uma residência inserida nesta paisagem.

Cortesia de Pierre-Doucerain

A vila é notável por sua arquitetura sólida de casas de pedras. Elas são separadas por ruas íngremes e escadas estreitas, que permitem que a água flua quando a neve derrete. As paredes são feitas com lajes de pedra plana; elas parecem escuras e austeras, mas são iluminadas pelo quartzo dos granitos.

Planta Baixa

O edifício existente encontra-se no extremo sudoeste da vila e se abre para o sul com uma grande vista. Assim como as casas tradicionais do lugar, está implantado num declive bastante íngreme e se abre com uma varanda para a paisagem. A área social, no térreo, se abre para a rua, o celeiro se abre para outra rua ao norte.

Cortesia de Pierre-Doucerain

Os primeiros croquis mostraram rapidamente a importância de mudar a entrada principal para a rua superior, dando assim a sensação de prolongar as ruas da vida através da casa.

Planta Baixa

Na mesma tônica, optamos por utilizar a pedra para os pisos interiores da casa. Jogamos com os estratos, camadas, texturas, cores (mistura de pedras luzerna e ardósia) e com a rugosidade própria deste material. Assim é fácil imaginar que estes pisos sempre estiveram ali. 

Cortesia de Pierre-Doucerain

Protegidos nestes volumes, os dormitórios estão separados por uma fenda vertical que atravessa a totalidade da casa. Este dispositivo oferece visuais para o sul a partir do primeiro pavimento e provê luz natural à sala principal, a cozinha e a sala de jantar que ocupam o térreo.

Cortesia de Pierre-Doucerain

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Restauração de uma granja nos Alpes Franceses / Pierre-Doucerain + Adrien Felix-Faure" [Restoration of a Farm in the French Alps / Pierre-Doucerain + Adrien Felix-Faure] 03 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783100/restauracao-de-uma-granja-nos-alpes-franceses-pierre-doucerain-plus-adrien-felix-faure> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.