Inscrições abertas para a Escola de Verão de Pesquisa Curatorial durante a Bienal de Veneza

A Escola de Pesquisa Curatorial é um ambicioso e desafiador projeto promovido desde 2004 e concebido como uma escola comprometida em experimentos e pensamentos interdisciplinares. O objetivo principal é difundir o conhecimento no campo de artes visuais e apresentar aos estudantes os profissionais relacionados ao mundo da arte, focando em teoria e prática contemporânea curatorial e museologia contemporânea. As atividades da Escola são voltadas para todos os interessados e apaixonados por arte, estudantes universitários e profissionais que almejam aprofundar seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades práticas. O corpo docente da Escola é formado por professores, acadêmicos, historiadores e críticos de arte italianos e internacionais de experiência renomada. Dentre eles: Agnes Kohlmeyer (curador), Angela Vettese (crítica da Arte), Luca Massimo Barbero (Coleção Peggy Guggenheim), Francesca Colasante (Fundação Pinault), Andrea Goffo (Fundação Prada) e Nicola Lees.

O Programa: A Escola de Verão em Pesquisa de Curadoria ocorrerá durante a Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza. Com uma abordagem interdisciplinar, o curso proporciona treinamentos e experiências práticas em museus e exposições. O corpo docente internacional inclui profissionais em curadoria e museologia, artistas e críticos. O curso foi feito para aprimorar a compreensão dos alunos de qual a função intelectual e técnica de um curador. As aulas, lecionadas em inglês, cobrem tanto tópicos teóricos, quanto práticos, que vão de história da arte visual contemporânea e prática de realização de exposições a gerenciamento de exposições. Os alunos participarão de atividades semanais, bem como visitas à estúdios de artisitas, tours em espaços de exposição, eventos de rede e workshops. O programa culmina com o conjunto da exposição e da publicação de um catálogo impresso.

A Escola de Verão inclui visitas a locais de arte específicos por toda a cidade de Veneza durante a Bienal Internacional de Arquitetura. Uma série de casos de estudo selecionados oferecerão aos estudantes uma oportunidade de observar o desenvolvimento da arte contemporânea. O objetivo da Escola é alinhar essas aulas teóricas específicas com uma abordagem prática. Além das aulas práticas, uma série de laboratórios e workshops visa introduzir os estudantes no exercício da escrita crítica, comunicados de imprensa e estruturar todos os diferentes aspectos de publicação. Aos alunos será oferecida a possibilidade de um treinamento de montagem, juntamente com um dos tutores, de sua exposição em Veneza, como projeto final do curso.
O primeiro módulo:
7 de Junho - 5 de Agosto de 2016
350 horas:

    1. História das Prática da Curadoria
    2. Design de Exposições
    3. Teoria da Cultura e Estética
    4. História da Arte Contemporânea
    5. Gerenciamento e Organização de Eventos Culturais
    6. Exibições Curatoriais
    7. Gerenciamento de Belas Artes
    8. Angariação de Fundos e Marketing / Workshop
    9. Estratégias de Comunicação e Promoção de Eventos / Worshops Artísticos
    10. Nova Mídia e Tecnologias Digitais
    11. Workshop sobre Escrita Crítica
    12. Visitas aos Estúdios de Artistas e Visita à Bienal Internacional de Arquitetura

O segundo módulo:
26 de Agosto - 21 de Setembro de 2016
O segundo módulo é dedicado à pesquisa e estruturação do projeto final. A atividade será discutida com os curadores e gerentes de projeto durante diversos encontros realizados de uma a duas vezes por semana. As revisões semanais são momentos de confronto e verificação dos trabalhos teórico e prático produzidos pelos alunos durante a pesquisa autônoma. Durante este período os estudantes terão que enfrentar tarefas práticas, como coordenar os artistas, gerenciar a política de transportes e seguros, promover e curar a publicação final.

O terceiro módulo:
24 de Setembro - 30 de Setembro de 2016
A última parte do curso consiste na produção do evento. Durante este período todo o trabalho que diz respeito ao evento final se sucederá. Os alunos coordenarão a chegada e disposição das obras de arte e supervisionarão os diferentes aspectos relacionados ao evento, como promoção, organização, últimos detalhes sobre a publicação e abertura. Depois de apresentar ao público, serão dados aos estudantes as ferramentas para documentar profissionalmente o evento.

Duração e estrutura: O curso tem a duração de 450 horas. Os participantes desenvolverão temáticas, assim como conceitos, organização, aquisição, comunicação e implementação concreta de suas habilidade junto com o diretor do curso e convidados internacionais (artistas, curadores, arquitetos, críticos, cientistas de Belas Artes e editores de jornais de arte).

  • Prazo de inscrição: 31 de março de 2016
  • A inscrição deve ser enviada por e-mail antes do prazo (31 de março de 2016) do Programa de Curadoria para:
  • Xac – School for Curatorial Studies
  • San Marco, 3073, 30124 Venice
  • Email: curatorialschool@gmail.com
  • Tel: +39 0412770466
  • O formulário de inscrição pode ser baixado através do site www.corsocuratori.com, onde você pode encontrar mais informações sobre o programa de curadoria e sua estadia em Veneza.

Baixe as informações relacionadas a este concurso aqui.

  • Título

    Inscrições abertas para a Escola de Verão de Pesquisa Curatorial da Bienal de Veneza
  • Tipo

    Anúncio de Concursos (Projetos Construídos & Plano Diretor)
  • Organizadores

  • Prazo para envio

    31 de Março de 2016 08:24 AM
  • Onde

    School for Curatorial Studies
  • Preço

    Taxa requerida

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Inscrições abertas para a Escola de Verão de Pesquisa Curatorial durante a Bienal de Veneza" [Open Call: Summer School in Curatorial Studies During the Venice Biennale] 05 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783007/open-call-summer-school-in-curatorial-studies-during-the-venice-biennale> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.