Abrigo Alpino Skuta / OFIS arhitekti + AKT II + Harvard GSD Students

Abrigo Alpino Skuta / OFIS arhitekti + AKT II + Harvard GSD Students - Mais Imagens+ 49

Zgornje Jezersko, Eslovênia
  • Engenharia Estrutural: AKT II, Londres, Reino Unido; Hanif Kara; Edward Wilkes
  • Engenheiro Estrutural Local : Projecta, Milan Sorc
  • Engenharia E Consultoria: Freeapproved, Anze Cokl
  • Realização E Coordenação Local: PD Ljubljana Matica, Slovenia; Matevz Jerman; Davor Rozman
  • Façade – öko Skin: Rieder Smart Elements, Áustria; Wolfgang Rieder; Matthias Kleibel
  • Vidros: Guardian, EUA; Domen Komac
  • Representantes De Manutenção Bivouac: Matevz Jerman; Davor Rozman
  • Empreiteira Principal: Permiz d.o.o., Eslovênia; Bostjan Perme
  • Ancoragem E Fixação: Hilti, Eslovênia
  • Instalações Térmicas E Segurança Contra Fogo : ROCKWOOL stone wool
  • Equipe De Construção: Alpinist section PD Ljubljana Matica, Visinska dela Orti; Team: Matevz Jerman, Jernej Ortar, Blaz Ortar, Davor Rozman, Natasa Vodopivec, Matevz Kastrin, Boris Mance, Boris Bokavsek, Luka Klemencic, Ziga Asic, Jernej Knop, Anze Klaric, Uros Grilj, Marko Granda, Boštjan Oblak
  • Vôos De Helicóptero: Exército Esloveno - Tomaz Perse, Primoz Pintar, Andrej Groselj, Peter Smrkolj; Suporte na Instalação: Mountain Rescue Association of Slovenia, GRZS - Brane Zorz, Tadej Mrak, Bojan Goli
  • Cliente: PD Ljubljana Matica
  • Arquitetos Responsáveis: Rok Oman, OFIS architects; Spela Videcnik, OFIS architects
  • Equipe De Projeto Estudantes Harvard Gsd : Frederick Kim, Katie MacDonald, Erin Pellegrino
  • Equipe De Projeto Ofis Architects: Andrej Gregoric. Janez Martincic. Maria Della Mea, Vincenzo Roma, Andrea Capretti, Jade Manbodh, Sam Eadington
  • Fachada – öko Skin: Rieder Smart Elements, Áustria; Wolfgang Rieder; Matthias Kleibel
  • Cidade: Zgornje Jezersko
  • País: Eslovênia
Mais informaçõesMenos informações
Terreno Existente. Imagem Cortesia de OFIS Architects

O projeto desenvolvido por um estúdio de projeto arquitetônico na Harvard Graduate School of Design liderado por Rok Oman e Spela Videcnik do OFIS. No outono de 2014, estúdios de treze estudantes enfrentaram os desafios de projetar um abrigo inovador, ainda que prático, para atender às necessidades extremas do clima alpino. Inspirado pela arquitetura vernacular da Eslovênia com o seu rico e diversificado patrimônio arquitetônico, os alunos produziram doze propostas que satisfaziam diversas condições de terrenos, considerações de materiais, e as preocupações programáticas foram produzidas e catalogadas.

Diagrama de Modelagem
Diagrama Programa Funcional

As condições climáticas extremas nas montanhas introduziram um desafio de projeto para arquitetos, engenheiros e designers.

Dentro de um contexto de extremo risco para as forças ambientais, é importante projetar edifícios que possam suportar condições climáticas extremas, mudanças de temperatura radicais e terrenos acidentados. Responder a condições ambientais não é apenas uma medida de proteção, mas também se traduz em uma questão de segurança imediata de vida. As duras condições de vento, neve, deslizamentos de terra, terreno e clima exigem uma resposta de formas arquitetônicas específicas e projetos conceituais.

Terreno Existente. Imagem Cortesia de OFIS Architects
© Andrej Gregoric

120 anos após a instalação da Aljaz Tower, em agosto de 1895 em Triglav*, este novo abrigo foi inserido sob a montanha Skuta nos Alpes Kamnik. Ele substitui o antigo acampamento de 50 anos que estava anteriormente no local.

O acampamento é um objeto que representa uma necessidade humana básica, um abrigo. É um símbolo de refúgio. A forma exterior e a escolha de materiais foram feitas para responder às condições extremas da montanha, e também fornecer vistas à deslumbrante paisagem.

© Janez Martincic

Sua implantação na natureza selvagem exige respeito aos recursos naturais e, portanto, deveria implantar-se de maneira leve e segura para garantir que o abrigo estivesse fortemente ancorado com um impacto mínimo sobre o terreno. Além disso, a camada externa necessitava ser feita com um material altamente resistente, juntamente com fibra de vidro e elementos de concreto para fachada, os quais foram capazes de cumprir todos os requisitos de estética, qualidade material e o desafio de suportar as condições rigorosas.

Perspectiva Axonométrica dos Mobiliários

O design do interior impõe modéstia, totalmente subordinado à função do abrigo fornecendo alojamento para até oito alpinistas.

Inspirado pela arquitetura tradicional alpina por elementos construtivos, materiais, estrutura e forma, o esquema do projeto feito pelos estudantes Frederick Kim, Katie MacDonald e Erin Pellegrino foi selecionado. Após a conclusão do semestre letivo, os arquitetos do OFIS e os engenheiros estruturais do AKT ll continuaram a desenvolver e adaptar o projeto  para o terreno dado, respondendo a outras contribuições dos alpinistas, Anze Cokl, Milan Sorc e outros engenheiros e lideraram o projeto ao longo da realização da fase de planejamento.

Diagrama de Transporte e Localização
Processo de Construção. Image Courtesy of OFIS Architects

O desenho consiste em três módulos, em parte para permitir o transporte e também para dividir programaticamente o espaço. O primeiro é dedicado a entrada, depósito e um espaço pequeno para a preparação de alimentos. O segundo fornece espaço para ambos, para dormir e socializar enquanto o terceiro tem uma área de beliche para dormir. Janelas em ambas as extremidades oferecem belas vistas panorâmicas sobre o vale e a Montanha Skuta.

© Janez Martincic

Devido à natureza do processo de instalação, o abrigo foi concebido como uma série de módulos, de modo que ele pode ser trazido em partes para a montanha. Todo o protótipo foi construído fora do terreno, numa oficina. Os módulos foram planejados como uma série de quadros robustos, que passariam a estruturarem-se em conjunto no local fornecendo uma instalação gerenciável e uma base menos invasiva. A fim de perturbar o mínimo possível o terreno na montanha, os módulos são presos com conexões de pinos colocados estrategicamente, que também atuam como a fundação no terreno. O vidro é um sistema de painel triplo que foi calculado para resistir às fortes cargas de vento e neve. A instalação do acampamento foi realizada por Ljubljana Matica sob a direção de Matevz Jerman, com o transporte feito por helicóptero. com apoio das Forças Armadas da Eslovênia e uma equipe de Mountain Rescue Service - Estação de Ljubljana. Todo o processo de transporte e instalação foi realizado em um dia.

© Andrej Gregoric

Embora a escala do acampamento seja pequena, o projeto exigiu muito esforço e planejamento de mais de sessenta participantes que eram, na sua maioria, voluntários e patrocinadores. Todos concordam que, apesar do pequeno tamanho, o projeto não era menos exigente do que qualquer grande projeto de construção. No entanto, todo o esforço e planejamento para este projeto de pequena escala destina-se a manter a memória, o espírito e a cultura das montanhas como um lugar especial para os eslovenos. A esperança é que o acampamento sirva como um abrigo para todos os escaladores que necessitarem, e que através do seu cuidado e atenção ao acampamento continuem a usá-lo por muitos anos.

© Anze Cokl
Planta Baixa Detalhe

* A montanha mais alta na Eslovênia e o pico mais alto dos Alpes Julianos. A montanha é o símbolo proeminente da Nação Eslovena. É a peça central do Parque Nacional Triglav, único parque nacional do país.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Skuta, 4206 Zgornje Jezersko, Eslovênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Abrigo Alpino Skuta / OFIS arhitekti + AKT II + Harvard GSD Students" [Alpine Shelter Skuta / OFIS Architects + AKT II + Harvard GSD Students] 24 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782570/alpine-shelter-skuta-ofis-arhitekti-plus-akt-ii-plus-harvard-gsd-students> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.