Zamudio / Arqtipo

Zamudio / Arqtipo - Mais Imagens+ 18

Buenos Aires, Argentina
  • Arquitetos: Arqtipo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  499
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
© Federico Kulekdjian

Contexto da Localização

Trata-se de um edifício de propriedade horizontal com oito unidades habitacionais localizado no bairro de Villa Pueyrredón, em uma quadra bastante típica, com as limitações próprias do zoneamento R2 e B2, de um tecido residencial baixo em um lote de 8,66 x 24m, que conta com a possibilidade de construir todo o prédio. 

O edifício tenta valer-se da escala de bairro, gerando uma série de volumes escalonados e reinterpretando o tecido tradicional, articulando pátios com os vizinhos, retomando as investigações projetais de reconstrução de volumes e de permeabilidade.

© Federico Kulekdjian

Configuração / Consistência

O programa é desenvolvido em quatro pavimentos do edifício que propõe, em seu exterior, uma configuração complexa que permite investigações projetuais tanto nas articulações volumétricas, quanto na diversidade de suas unidades habitacionais, gerando passagens, rebaixamentos do nível do solo e cisões que criam as qualidades espaciais desejadas.

Planta

Estes procedimentos morfológicos em conjunto à permeabilidade material atingida pela trama proposta, promove uma especialidade interior vital, filtrando a luz nos espaços, tanto privados, quanto semipúblicos, nos diversos momentos do dia.

© Federico Kulekdjian

Tectônica / Materialidade

A estrutura é de concreto armado e o envoltório externo foi materializado com blocos prefabricados in situ, cuja variação em sua disposição e escalas permite alternâncias e gradientes de privacidade, luminosidade e opacidade.

© Federico Kulekdjian

O projeto como possibilidade de dita investigação material propõe uma nova experiência ao usuário ao graduar a incidência de luz e mudar as qualidades espaciais do edifício em suas áreas.

Organização / Disposição

A proposta organiza-se em função de uma série de pátios e áreas de acesso que se dispõem ao redor dos espaços de habitação, tanto privados, quanto semipúblicos, interpelando ao uso do espaço, a tipologia e o programa.

© Federico Kulekdjian

O projeto se permite investigar a diversidade habitacional, combinando unidades simples às duplex. Por sua ventilação cruzada, os mono-ambientes têm a possibilidade de serem divididos ou conformarem um espaço único, já que o edifício pode tornar-se profissional. As maiores unidades são duplex de dois e três ambientes que permitem as passagens e acessos às suas expansões.

© Federico Kulekdjian

Proposta / Resultado

O projeto buscou seguir uma coerência entre sua configuração volumétrica e sua resolução material, cuja disposição espacial da lugar à experimentação na massa que se assemelha às entradas intersticiais de luz propostas pela trama material.

Corte

Outro objetivo ao qual o projeto se propôs é colocar em ação uma densidade habitacional articulada a locais intermediários, o que promove novas relações, sem perder qualidade espacial.

© Federico Kulekdjian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zamudio 4764, C1419EFZ CABA, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Zamudio / Arqtipo" [Zamudio / Arqtipo] 23 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782552/zamudio-arqtipo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.