Unidade de Saúde de Argoncilhe / Nuno Sampaio Arquitetos

Unidade de Saúde de Argoncilhe / Nuno Sampaio Arquitetos - Fachada, JanelaUnidade de Saúde de Argoncilhe / Nuno Sampaio Arquitetos - Fachada, ConcretoUnidade de Saúde de Argoncilhe / Nuno Sampaio Arquitetos - FachadaUnidade de Saúde de Argoncilhe / Nuno Sampaio Arquitetos - Imagem 5 de 40Unidade de Saúde de Argoncilhe / Nuno Sampaio Arquitetos - Mais Imagens+ 35

  • Estruturas: AFAconsult - Miguel Pereira
  • Instalações E Equipamentos Hidráulicos: AFAconsult - Alexandra Vicente
  • Instalações E Equipamentos Mecânicos: AFAconsult - Manuel Martins
  • Instalações E Equipamentos Elétricos, De Telecomunicações E De Segurança : AFAconsult - Maria da Luz Santiago Brás
  • Gestão De Resíduos Hospitalares: AFAconsult - Ana Rita Castro
  • Acústica: AFAconsult - Joana Leitão
  • Gestão De Projeto De Engenharia: AFAconsult - Paulo Silva
  • Projeto Ordenador: Nuno Sampaio
  • Cidade: Argoncilhe
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Unidade de Saúde de Argoncilhe / Nuno Sampaio Arquitetos - Fachada
© Jaime Maciel

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Unidade de Saúde Familiar instalada num terreno relativamente reduzido e inclinado tinha um programa que se dividia em dois grandes grupos: a área aberta ao público - a maior área (consultórios e sala de espera) – e a menor área reservada aos funcionários (áreas sociais, balneários, arrumos e zonas técnicas).

Unidade de Saúde de Argoncilhe / Nuno Sampaio Arquitetos - Fachada, Janela
© Jaime Maciel

Subdividiu-se o programa por dois pisos, aproveitando o declive do terreno. O piso 0 que aloja o programa reservado aos funcionários é constituído por um volume disposto paralelamente ao arruamento e abre o seu acesso para uma praça reservada com eventual estacionamento. O piso 1 abre diretamente para a rua e vem receber em zona coberta os utentes e grande público. Girou-se o volume do piso 1, de maior cumprimento, numa diagonal que procura a maior dimensão do terreno e dispondo os gabinetes médicos na melhor orientação solar – Norte/Sul. O volume do piso 1 sobrepõe-se ao volume do piso 0, semienterrado, permitindo a comunicação entre os dois pisos, e apoia na outra extremidade numa caixa de escadas de emergência constituindo um edifício-ponte com um vão de balanço (voladiço) de cerca de 8m em consola.

Cortes

Todo o edifício é em betão aparente, tendo os vãos a sul uma proteção da fachada em grelha metálica perfurada que “coa” a luz excessiva, sendo a norte constituída por uma vão em fachada contínua de U-Glass duplorentabilizando a boa iluminação natural.

Unidade de Saúde de Argoncilhe / Nuno Sampaio Arquitetos - Imagem 5 de 40
© Jaime Maciel
Unidade de Saúde de Argoncilhe / Nuno Sampaio Arquitetos - Imagem 17 de 40
© Jaime Maciel

Pela visibilidade que tem de outros edifícios vizinhos implantados a cotas mais altas, a cobertura adquiriu grande importância sendo revestida a cascalho e cobertura vegetal sem qualquer tubo, corete ou chaminé visível. As infraestruturas AVAC e ventilação estão circunscritas no pátio técnico e entram no edifício distribuindo-se unicamente através dos corredores com teto falso. A forma como se dispôs o do programa, e escolhas as soluções técnicas e dos materiais, conseguiu-se um controlado do custo total de construção de 1.074.000,00€ (edifício e pavimentações exteriores) para uma área de construção de 1.010 m2 o que representa o reduzidíssimo custo de 1.063,00€/m2 por metro quadrado.

Unidade de Saúde de Argoncilhe / Nuno Sampaio Arquitetos - Janela, Fachada
© Jaime Maciel
Unidade de Saúde de Argoncilhe / Nuno Sampaio Arquitetos - Tijolo
© Jaime Maciel

As plantações e vedações foram projetadas e feitas pelo Dono-de-obra.

A introdução deste equipamento ajudou a qualificar um território semi-urbano pouco qualificado e bastante desordenado, tendo contribuindo para uma melhoria da auto-estima da população que o utiliza e dele se satisfatoriamente se apropriou.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Argoncilhe, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Unidade de Saúde de Argoncilhe / Nuno Sampaio Arquitetos" 16 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782162/unidade-de-saude-de-argoncilhe-nuno-sampaio-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.