Casa Bosques / Studio Colnaghi Arquitetura

Casa Bosques / Studio Colnaghi Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela, VigaCasa Bosques / Studio Colnaghi Arquitetura - CadeiraCasa Bosques / Studio Colnaghi Arquitetura - FachadaCasa Bosques / Studio Colnaghi Arquitetura - Mesa, Bancada, Cadeira, VigaCasa Bosques / Studio Colnaghi Arquitetura - Mais Imagens+ 24

Xangrilá, Brasil
  • Construtora: Construtora Colnaghi Ltda.
  • Autores: Ana Maria Colnaghi e Álvaro Colnaghi
  • Cidade: Xangrilá
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Bosques / Studio Colnaghi Arquitetura - Janela, Pátio
© Vanessa Bohn Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Bosques é uma residência unifamiliar, localizada no litoral norte gaúcho - em Atlântida, a 140 km de Porto Alegre.

O projeto foi pensado a partir do desejo da família por uma casa de veraneio para contemplação com família e amigos, com espaços de socialização e muita integração com o exterior.

Casa Bosques / Studio Colnaghi Arquitetura - Cadeira
© Vanessa Bohn Fotografias

O Condomínio localizado no litoral gaúcho oferece um bosque de Mata Atlântica nativa, ponto de inspiração e compromisso aos arquitetos.  O terreno por sua vez contribui para as soluções organizacionais dos espaços – um terreno em formato de trapézio retângulo. Sem vizinhos aos fundos, logo se pensou em uma casa com bastante permeabilidade entre suas 2 faces, explorando muito a ventilação e iluminação naturais. 

O clima tropical brasileiro nos “pede” esta integração, ao abrir os grandes panos de vidro temos a sensação de uma casa aberta a natureza.

Casa Bosques / Studio Colnaghi Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Vanessa Bohn Fotografias

Os desníveis da residencia criam espaços/ambientes, sem que se perda a total integração entre eles. Ficam reservados, nesta casa de veraneio, somente os dormitórios. 

As áreas de serviços e cozinha também recebem grandes aberturas e integram-se com um pátio de serviços. Os espaços de preparo, cozinha e área de churrasqueira (item que não pode faltar em uma casa de gaúchos) reforçam a ideia de espaços de integração entre as pessoas. 

Casa Bosques / Studio Colnaghi Arquitetura - Cozinha, Bancada, Cadeira
© Vanessa Bohn Fotografias

O estar superior aproveita da bela visual para o lago, criando espaços de descanso, diversão e uma pequena biblioteca.

 No uso dos materiais são priorizados os naturais: concreto em sua forma aparente, feito com formas de ripas de madeira, aparece tanto na fachada como nas lajes aparentes internamente. Piso cimentício e muita madeira no interior – seja nos moveis ou no forro do descontraído jantar. 

Casa Bosques / Studio Colnaghi Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Vanessa Bohn Fotografias

O muro de pedra que privatiza a área da piscina em relação ao local dos veículos, atravessa a esquadria entrando na residência. O mesma e ressaltado pela iluminação noturna. 

Os vãos de abertura desenvolvem-se para criar constantes e distintas relações entre os espaços internos e externos. 

Corte A

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Bosques / Studio Colnaghi Arquitetura" 26 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780984/casa-bosques-studio-colnaghi-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.