Abrigo VIPP / VIPP

Abrigo VIPP / VIPP - Mais Imagens+ 35

  • Arquitetos: VIPP; VIPP
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  55
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  VELUX Commercial, Vipp, panoramah!®
  • Calefação: Fireplace (Spartherm, Various 2L-100h-4S), corner glass.
  • Ventilação: Ventilação mecânica
  • Água: Tanque de água quente de 120 litros
  • Insolação: Lã de vidro de 250 mm utilizada usualmente em casas de veraneio. Protan fólio montado debaixo do metal fachada / cobertura.
  • Peso: 25 ton.
  • Dimensões Em Metros (H/L/W): : 3 (6)/11/6.
  • Distribuição De áreas: estar 40 m2, hall 3m2, banheiro 6m2, 6m2 sótão
  • Fundações: Fundação de 12 pontos
  • Chefe De Projeto: Morten Bo Jensen
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de VIPP

Descrição enviada pela equipe de projeto. Vipp vem melhorando recentemente seus acessórios clássicos e módulos de cozinha e banheiro para construir seus abrigos. A ambição da empresa dinamarquesa significa que, agora, é possível combinar a cozinha e seus acessórios segundo o local de implantação do abrigo na natureza. O resultado é um escape moderno, de simplicidade poderosa e repleto de detalhes concebidos com requinte.

Cortesia de VIPP

Um objeto de aço de 55 m2 emerge em uma paisagem acidentada demarcada por árvores sem folhas e um lago silencioso que reflete na janela da fachada. O refúgio afirma-se como uma rocha sólida em grande contraste com seu entorno. Apesar disso, com sua estrutura de aço que abarca as grandes superfícies de vidro (demarcações envidraçadas por Panoramah!), a rocha torna-se transparente e transforma-se em uma concha que projeta a paisagem em seu interior. A paisagem é demarcada propositadamente, tornando-se o elemento predominante do espaço interior.

Cortesia de VIPP

Um abrigo em seu sentido original possui conotações de serviços básicos para a vida, que servem a um propósito meramente funcional e que assistem às nossas necessidades primordiais de ter uma cobertura sobre nossas cabeças. O ponto de partida do Abrigo Vipp é voltar ao básico; voltar à natureza satisfazendo funções básicas que se definem em um espaço denso e compacto, mas envolvido no DNA Vipp com uma coerência estética clara e o uso de materiais sólidos. Dessa maneira, o abrigo transform-se em uma ferramenta que facilita um escape na natureza.

Cortesia de VIPP

"O objetivo não era fazer uma casa móvel. O Vipp tem suas raízes na fabricação de objetos industriais, o que faz com que o abrigo temporário seja uma tipologia que nos permite definir este híbrido como um amplo objeto habitável funcionalmente genérico.". - Morten Bo Jensen, chefe de projeto no Vipp.

Cortesia de VIPP

Segundo Morten Bo Jensen, a maior diferença entre este abrigo em comparação a qualquer outra coisa no mercado, é o fato dele não ser arquitetônico. O abrigo é concebido mais como produto do que como obra de arquitetura que combina a perfeição com seu entorno. Nós não começamos a partir de um pedaço de terra onde se considera o entorno do lote. "Há uma série de produções arquitetônicas incríveis por aí, mas queríamos conceber algo diferente; uma via de escape em forma de objeto, projetado até o último detalhe, onde a única escolha que cabe ao cliente é a de onde colocá-lo.". A redução de uma casa ou um pavilhão a um produto, deu luz ao Abrigo Vipp, e o que a empresa nos encoraja a fazer com este refúgio moderno é viver no limite de um produto.

Planta Pavimento

A origem da inspiração, segundo explica Morten Bo Jensen, são "objetos de grande volume, como um avião ou um ferry são uma clara referência no projeto; assim como esses produtos, o abrigo é uma construção de desenho complexo, volumoso e transportável.”.

O DNA Vipp se desenvolve em todos os detalhes e o material favorito da empresa, desde 1939, o aço, é um elemento recorrente, implantado na fachada externa, nos módulos de cozinha e até em seus acessórios. Como existem poucos objetos no espaço, era muito importante que seu desenho e materialidade funcionassem bem até nos mínimos acabamentos interiores. Favorecer a função sobre a forma, enquanto garante-se que todos os produtos sejam parte da mesma família, é um tema recorrente no desenvolvimento de produtos Vipp, e também um objetivo primordial para o projeto do abrigo. Como resultado, a sensação de um espaço contíguo, cuidadosamente pensado até o último detalhe é o que da boas-vindas no Abrigo Vipp.

A grelha de aço simples estruturalmente, suporta o espaço de dois pavimentos, no qual só o banheiro e o dormitório estão isolados da sala de estar principal. Dentro da concha transparente, a natureza é onipresente, mas com uma blindagem física que proporciona refúgio dos invernos extremos do norte. A geometria distribui-se com pouca distância entre as janelas, que acentuam a sensação de proximidade em relação à natureza em cada ângulo do refúgio, atenuando a distinção de espaço ao ar livre e espaço interior.

Cortesia de VIPP

"Estamos desafiando a tendência que dita que tudo que nos rodeia deve ser altamente tecnológico", explica Morten Bo Jensen.

Elevação

O Vipp assume uma abordagem análoga na criação de um espaço de vida operacional que funciona e, portanto, parte da funcionalidade. "Se você sente frio, você aquece a chaminé em posição central no abrigo para uma distribuição homogênea do calor; se faz calor, você desliza as janelas paralelas para criar condições de ventilação natural. Ao implantar a casa nos profundos bosques de árvores sem folhas, tomamos vantagem das folhas como proteção solar nos meses de verão. No inverno, quando as árvores perdem essas folhas, o exterior preto do edifício absorve a luz solar e, com a chaminé, reduz o consumo de energia.".

Cortesia de VIPP

O refúgio perfeito deve ser, por definição, remoto, inteligente, mas espontâneo e rodeado pela impressionante natureza. Além disso, o Vipp contemplou os critérios de simplificação do processo de criação de seu próprio abrigo. Os arquitetos e engenheiros fizeram as escolhas necessárias, definiram os requisitos de construção e os materiais. A prefabricação era um critério essencial na construção, o que significa que o processo de instalação pode ocorrer dentro de alguns dias, sem um processo longo de obra.

Processo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Abrigo VIPP / VIPP" [The VIPP Shelter / VIPP] 24 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780642/abrigo-vipp-vipp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.