Casa Três Pátios / extrastudio

Casa Três Pátios / extrastudio - Imagem 2 de 23Casa Três Pátios / extrastudio - Imagem 3 de 23Casa Três Pátios / extrastudio - Imagem 4 de 23Casa Três Pátios / extrastudio - Imagem 5 de 23Casa Três Pátios / extrastudio - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: extrastudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  406
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GIRA, GSI, Imperalum
  • Equipe De Projeto: João Caldeira Ferrao, João Costa Ribeiro, Madalena Atouguia, Daniela Freire, Anna Cañadell Mañé, Sonia Oliveira, Maria João Oliveira
  • Engenharia Estrutural: PRPC
  • Instalações: Ohmsor
  • Paisagismo: Oficina dos Jardins
  • Construção: PF Construções
  • Orçamento: € 225.000
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Três Pátios / extrastudio - Imagem 10 de 23
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em uma pequena vila, 25 km ao sul de Lisboa, dentro de um parque natural, cujo nome Azeitão, deriva do árabe, Az-Zaytun - o olival. Predominantemente uma região rural, a área tem um clima quente, perfeito para a produção de vinho e azeite. Os clientes, um casal de agrônomos com dois filhos, herdaram um terreno longo e estreito no meio da vila e decidiram se mudar de seu apartamento, procurando uma maneira diferente de viver.

Casa Três Pátios / extrastudio - Imagem 2 de 23
© Francisco Nogueira

A casa tem três pátios internos, para contrariar as restrições do terreno estreito. O primeiro separa a casa da rua, criando um pequeno esconderijo, afastado da vida pública e transeuntes.

Casa Três Pátios / extrastudio - Imagem 23 de 23
Axonométrica Explodida

O segundo pátio é colocado no centro, trazendo luz para a casa. É um jardim murado com todos os espaços girando em torno dele, um dispositivo encontrado em muitas casas de tradição árabe no sul de Portugal e Espanha. Neste pátio, há uma pequena janela circular no chão. Abaixo dela repousa uma sala especial, uma adega octagonal, acomodando uma extensa coleção de vinhos - com alguns raros que datam do século XIX.

Casa Três Pátios / extrastudio - Imagem 12 de 23
© Francisco Nogueira

O terceiro pátio é uma plataforma; um mirante aberto nos dois lados, com vista para a vila e as magníficas vinhas nas colinas. Cerejeiras proporcionarão sombra, criando um jardim elevado, três metros acima do solo.

Casa Três Pátios / extrastudio - Imagem 15 de 23
Planta Baixa - Térreo

Para este projeto, pedimos aos arquitetos paisagistas que trabalhassem de uma maneira diferente; todas as espécimes de plantas foram recolhidas na natureza, cultivada nas colinas das proximidades e trazidas especialmente para o terreno. Um cheiro selvagem e misterioso invade os quartos nas noites quentes de verão, um lembrete de suas raízes mediterrânicas.

Casa Três Pátios / extrastudio - Imagem 4 de 23
© Francisco Nogueira

Do lado de fora, a casa tem uma qualidade discreta e pacífica; paredes brancas simples, com poucas aberturas. É difícil imaginar o que o volume contém. Em muitos sentidos, é como uma pessoa.

Casa Três Pátios / extrastudio - Imagem 11 de 23
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Três Pátios / extrastudio" [Three Courtyard House / extrastudio] 07 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780474/three-courtyard-house-extrastudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.