Casa Deck / MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados

Casa Deck / MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados - VigaCasa Deck / MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados - Terraço, Corrimão, BalcãoCasa Deck / MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados - Escada, CorrimãoCasa Deck / MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados - VigaCasa Deck / MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 15

Florianópolis, Brasil
Casa Deck / MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados - Janela, Fachada, Corrimão
© Rô Reitz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando a equipe do escritório MarchettiBonetti+ iniciou o projeto da Casa Deck, sabia que teria pela frente um grande desafio: fazer um projeto inovador que atendesse à demanda do cliente, e que ao mesmo tempo tirasse partido da localização do terreno, que disfruta de uma bela vista para a Lagoa da Conceição.

Casa Deck / MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados - Terraço, Corrimão, Balcão
© Rô Reitz

Felizmente, logo nos primeiros estudos, a equipe percebeu que estava no caminho certo: a volumetria permitiu que todos os ambientes tivessem vista para a lagoa. Além disso, possibilitou criar uma grande integração entre os ambientes, em especial os da área social: living, jantar, cozinha, home cinema e deck.

Casa Deck / MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados - Cadeira, Dormitório
© Rô Reitz

O deck é, aliás, um dos grandes protagonistas deste projeto: a grande piscina em azulejos negros em frente a ele e a raia lateral, que circundam a área criam a sensação de que a casa se transforma num grande deck, devido à integração entre os ambientes.

Casa Deck / MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados - Viga, Terraço
© Rô Reitz

Mas apesar da grande utilização de vãos envidraçados com esquadrias de madeira para valorizar a bela vista para a Lagoa da Conceição, a privacidade deveria ser garantida. Assim, uma das soluções encontradas foi revestir internamente com espelhos o muro voltado para a raia da piscina, conferindo mais privacidade aos usuários do espaço.

Casa Deck / MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados - Viga
© Rô Reitz

Outro dos xamarizes do projeto é a estrutura metálica utilizada no segundo pavimento, que dá ao projeto uma estética diferenciada. A necessidade de uma obra rápida induziu a essa solução estrutural.

Casa Deck / MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados - Escada, Fachada, Corrimão, Janela
© Rô Reitz

No projeto de interiores, os atributos mais destacados são: pé-direito generoso, uma base conceitual de poucos materiais (por exemplo, o uso de um só piso de madeira em todos os pavimentos, nivelando tanto as áreas internas quanto externas,) e um pantone bem controlado.

Casa Deck / MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados - Mesa, Sofá, Cadeira, Janela
© Rô Reitz

Além disso, chamam a atenção também o mobiliário, marcado por um grande número de peças de Jader Almeida, as portas piso/teto, os rodapés negativos e o amplo uso de materiais claros, que dão aos ambientes um ar de contemporaneidade: espaços “limpos”, mas ao mesmo tempo, aconchegantes.

Casa Deck / MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados - Escada, Corrimão
© Rô Reitz

O uso de domus em todos os banheiros e a escada de chapa metálica revestida de madeira confirmam o sentimento de leveza presente na residência, resultando em um projeto ao mesmo tempo sofisticado e simples.

Cortes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Deck / MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados" 17 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780416/casa-deck-marchettibonetti-plus-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.