Ordem dos Farmacêuticos / João Mendes Ribeiro

Ordem dos Farmacêuticos / João Mendes Ribeiro - Escada, Janela, CorrimãoOrdem dos Farmacêuticos / João Mendes Ribeiro - Imagem 3 de 26Ordem dos Farmacêuticos / João Mendes Ribeiro - JanelaOrdem dos Farmacêuticos / João Mendes Ribeiro - Imagem 5 de 26Ordem dos Farmacêuticos / João Mendes Ribeiro - Mais Imagens+ 21

Ordem dos Farmacêuticos / João Mendes Ribeiro - Janela, Fachada
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Secção Regional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos adquiriu, em 1998, duas moradias geminadas na Rua Castro Matoso, em Coimbra. A moradia com o número 12B, estando na altura em melhor estado de conservação, foi alugada ao Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra, que aí se manteve até 2003, data a partir da qual o imóvel esteve desocupado. Em 2010 a Ordem dos Farmacêuticos decidiu ocupar os dois edifícios, procedendo para esse fim à reabilitação do número 12B, então desocupado e apresentando já sinais de degradação.

Ordem dos Farmacêuticos / João Mendes Ribeiro - Mesa, Banco
© do mal o menos

O projeto de reabilitação centrou-se na adequação do edifício ao novo programa funcional, estabelecendo comunicações interiores com o edifício adjacente. O princípio que caracterizou a intervenção baseou-se na remodelação interior do edifício a partir da valorização ou reposição da sua configuração e materialidade originais. Pontualmente, nas situações em que a implementação do novo programa não se adaptava à estrutura existente, foram feitas algumas alterações espaciais de modo a adequar funcionalmente o edifício à sua nova condição.

Corte B

No piso inferior, algumas paredes existentes foram demolidas para permitir a instalação de uma sala de convívio ampla, a partir da qual se acede ao pátio ajardinado nas traseiras do edifício. No piso intermédio, o átrio de entrada principal distribui o espaço das várias salas de estudo, enquanto no piso superior funcionam espaços de gabinete. Os três pisos comunicam através de uma faixa de circulação vertical onde também se situam (um por piso) três contentores de madeira que encerram arrumos e instalações sanitárias e, ao nível do piso inferior e superior, portas de ligação ao edifício contíguo.

Ordem dos Farmacêuticos / João Mendes Ribeiro - Corrimão, Janela
© do mal o menos

Com excepção das áreas de serviço, todas as paredes e elementos (como rodapés, aros, portas e portadas) foram pintados a branco, assim como em todos os pavimentos se recuperou o soalho de madeira original. Como resultado, esta uniformidade de acabamentos devolveu ao espaço um sentido de clareza, complementado pela posterior seleção criteriosa - e também ela uniforme - de peças de mobiliário e iluminação.

Ordem dos Farmacêuticos / João Mendes Ribeiro - Janela
© do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Coimbra, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ordem dos Farmacêuticos / João Mendes Ribeiro" 28 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779418/ordem-dos-farmaceuticos-joao-mendes-ribeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.