Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere

Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 2 de 28Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 3 de 28Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 4 de 28Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 5 de 28Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Mais Imagens+ 23

Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 22 de 28
© Tim Van de Velde

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente é uma empresa de habitação social local (chamada Izegemse Bouwmaatschappij) que opera em uma cidade com cerca de 27.000 habitantes. A empresa aluga atualmente cerca de 450 diferentes habitações sociais e já vendeu cerca de 950 unidades no passado.

Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 10 de 28
© Tim Van de Velde

O objetivo da empresa consiste no desenvolvimento de moradias destinadas ao aluguel a preços mais baixos, ainda com uma boa qualidade estética. O projeto "Heilig Hartschool" foi desenvolvido para inquilinos individuais.

Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 21 de 28
© Tim Van de Velde

O fato de a empresa funcionar em uma área local cria uma relação intensa com as autoridades locais. A ideia de transformar uma velha escola em habitações foi votada em um fórum comum, que acontece três vezes ao ano.

Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 28 de 28
Novas Casas - Térreo

Izegemse Bouwmaatschappij considera importante valorizar suas unidades não apenas para os seus habitantes, mas também para o seu meio ambiente e entorno.

Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 14 de 28
© Tim Van de Velde

O projeto reorganizou o terreno de uma escola antiga. As duas asas principais e a portaria ao lado da rua foram restauradas e convertidas em dezessete habitações sociais.

Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 27 de 28
Novas Casas - Térreo

Ao lado sudeste, a propriedade foi complementada com cinco novas unidades geminadas que seguem a materialidade e o volume dos edifícios existentes.

Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 13 de 28
© Tim Van de Velde

A escola tem um grande valor histórico para a cidade e seus habitantes, além de uma história única (durante as guerras). É muito importante preservar essa singularidade. A manutenção de fachadas de edifícios tombados é sempre essencial para preservar essa singularidade.

Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 24 de 28
© Tim Van de Velde

Para conservar o caráter autêntico e a memória coletiva da escola, as paredes de suporte, os quadros das portas e janelas e os telhados foram mantidos intactos.

Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 26 de 28
Salas de Aula Transformadas - Térreo

A transformação da escola em uma área residencial evita a necessidade de demolição, afinal, cada sala de aula foi transformada em uma unidade residencial. Assim como no passado, as salas de aula que davam acesso ao parque infantil são hoje unidades residenciais que dão acesso ao espaço central ao ar livre.

Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 20 de 28
© Tim Van de Velde

Os desafios de transformar um antigo edifício em unidades que oferecem todo o conforto contemporâneo para os usuários são muitos: implementar os regulamentos de habitação, resolver entraves técnicos, desenvolver uma visão comum com a vizinhança, viabilidade financeira, entre outros.

Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 12 de 28
© Tim Van de Velde

Com este rezoneamento, queremos preservar a natureza histórica da escola Heilig Hartschool. A fim de organizar as unidades dentro das salas de aula, por exemplo, com um dormitório, um banheiro e uma cozinha, usamos paredes de vidro com isolamento térmico e acústico. Estas paredes fornecem tanto uma separação física e em parte visual, garantindo um espaço bem proporcionado.

Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 23 de 28
© Tim Van de Velde

A ideia do projeto é revalorizar a área proposta como uma um projeto esteticamente rico e um espaço público com acessibilidade.

Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 11 de 28
© Tim Van de Velde

Ambições:

-Preservar e fortalecer as qualidades espaciais do exterior e interior da antiga escola Heilig Hartschool;
-O número de casas e tipos de habitação deve ser proporcional à capacidade do terreno.

Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere - Imagem 3 de 28
© Tim Van de Velde

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Izegem, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Renovação de Habitações Sociais em Izegem / Architect Lieven Dejaeghere" [Social Housing Refurbishment in Izegem / Architect Lieven Dejaeghere] 21 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779044/renovacao-de-habitacoes-sociais-em-izegem-architect-lieven-dejaeghere> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.