Projeto Sala Caracolas / Shift Arquitectos

Projeto Sala Caracolas / Shift Arquitectos - Mais Imagens+ 11

Isla Negra, Chile
  • Colaboradores: Fannie Fajolles
  • Desenho E Execução: Natalia Busch, Stephan Schaale
  • Área: Museografia
  • Cidade: Isla Negra
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasce da necessidade de reforma do suporte para a exibição da coleção de Conchas na Casa-Museu de Pablo Neruda em Isla Negra.

© Pablo Blanco

Trata-se de uma proposta de exibição contemporânea que cria um ambiente neutro e luminoso para valorizar os delicados detalhes e geometrias das conchas.

Detalhe

As condições prévias do lugar correspondiam à uma sala com pouca iluminação equipada com vitrines de ferro e vidro que estavam suspensas em várias alturas desde as vigas da cobertura. O critério da exposição era aleatório. 

© Pablo Blanco

No contexto da Casa-Museu, a Sala Caracolas corresponde ao encerramento do circuito percorrido pelo visitante. Localizada à continuação do pequeno quarto de Neruda, a primeira operação foi gerar um acesso que estabelecesse um limite claro entre a casa-museu e esta sala expositiva que conta com um caráter distinto e requer por tanto, uma certa intimidade que a distancie da linguagem arquitetônica do restante da casa. 

© Pablo Blanco

Isto acontece através de duas faces entrelaçadas que permitem a permeabilidade visual do acesso ao interior da sala, por meio de duas cabeceiras curvas.

Corte

Dada a geometria estreita e comprida do recinto, a estrategia consiste em materializar uma envolvente que permite abrigar a coleção no perímetro, deixando o centro da sala livre para a circulação. Por sua vez, as vitrines perimetrais se separam do piso através de estruturas metálicas confinadas nas paredes existentes da sala.

© Pablo Blanco

Propõem-se uma simetria imperfeita no espaço onde das vitrines contínuas com leves refinamentos e variações de tamanho, encarregam-se de diferentes tipos de conchas, construindo a narrativa do percurso. A iluminação é concebida integralmente com a tecnologia LED, considerando a iluminação direta para as vitrines e indireta para a sala tanto no teto como no chão. Desta forma realiza-se profundidades e matizes de luz interpretando a imersão aquática.

© Pablo Blanco

Para o piso propõem-se um concreto polido que dialoga com a textura da areia e a dureza da concha. 

© Pablo Blanco

Um vídeo inserido no sistema de vitrines nos mostra Neruda, de forma onírica, imerso em um passeio à beira-mar na mesma praia que está aos pés da casa. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Isla Negra, El Quisco, Valparaíso, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Projeto Sala Caracolas / Shift Arquitectos" [Sala Caracolas Project / Shift Arquitectos] 18 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778900/projeto-sala-caracolas-shift-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.