Edifício Unifamiliar / COMA Arquitectura + Marc Mazeres

Edifício Unifamiliar  / COMA Arquitectura + Marc Mazeres - Mais Imagens+ 15

  • Colaboradores: Eva Cotman, Wilson Melo
  • Supervisão: Miquel Angel Perez
  • Empreiteira: Greek sl
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Eva Cotman, Lluís Corbella

Descrição enviada pela equipe de projeto. Antigamente, o edifício abrigava uma leiteira no coração de um dos mais densos e encantadores bairros de Barcelona: Gracia. Originalmente nesta loja eram vendidos produtos como leite, iogurtes e outros derivados lácteos, e mantia-se uma criação de vacas em seu interior. O ponto de partida era um edifício já sem uso, com as fachadas da frente e dos fundos em mal estado e uma cobertura que precisava de grandes reparos.

© Eva Cotman, Lluís Corbella

A proposta foi realizada em cooperação com o arquiteto Marc Mazeres. O ponto de partida era "esvaziar" o edifício e conservar, unicamente, as fachadas e a cobertura. A ideia principal foi realizar uma habitação nova conservando o "envoltório" do edifício e seu espirito original.

© Eva Cotman, Lluís Corbella

O resultado é a combinação interna de espaços que se comunicam em diferentes alturas e permitem a conexão visual e física entre eles. Por meio da criação de espaços interligados, multiplicam-se as vistas e a percepção do edifício como um "container" de plataformas. A riqueza de espaços nesse interior é perceptível pelo espaço de maior envergadura, o salão, com pé direito duplo, conectado por meio de grandes janelas ao pátio externo.

Corte 1

Uma escada metálica e um elevador interno conectam os espaços do térreo ao resto dos pavimentos. Foram solucionados os percursos entre espaços com portas articuladas de vidro e varandas, para permitir a máxima conexão visual entre espaços. 

© Eva Cotman, Lluís Corbella

Durante o processo construtivo optou-se por um sistema de "esvaziado-cheio". Ou seja, primeiramente esvaziou-se o edifício, deixando unicamente as fachadas originais, a cobertura e um pilar central que continuou atuando estruturalmente como ponto de apoio central do edifício.

© Eva Cotman, Lluís Corbella

Em um segundo momento, construiu-se a estrutura interna do edifício. Optou-se por uma solução em estrutura metálica e lajes do tipo steeldeck. Ao mesmo tempo, as fachadas e a cobertura receberam restauro.

© Eva Cotman, Lluís Corbella

As separações internas foram feitas com peças prefabricadas com alma de tijolo cerâmico oco revestido com gesso nas seis faces. Com este elemento facilitou-se muito o processo de obra e o resultado foi amplamente satisfatório, já que respeitou-se o isolamento acústico (<35db) além de alcançar o acabamento desejado.

© Eva Cotman, Lluís Corbella

A caixilharia do edifício foi realizada em alumínio e metal. Foram instaladas persianas motorizadas para um melhor controle solar. O sistema de aclimatação foi baseado na ventilação cruzada - durante o verão - e solo radiante por painéis solares na cobertura durante o inverno. Os acabamentos do edifício conferem ao edifício eficiência, simplicidade e durabilidade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Unifamiliar / COMA Arquitectura + Marc Mazeres" [Single House Building / COMA Arquitectura + Marc Mazeres] 22 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778786/edificio-unifamiliar-lluis-corbella-plus-marc-mazeres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.