Casa AA / XYZ Arquitectos

Casa AA / XYZ Arquitectos - Imagem 1 de 34
© Luís Ferreira Alves
Gaia, Portugal

Casa AA / XYZ Arquitectos - Imagem 2 de 34Casa AA / XYZ Arquitectos - Imagem 3 de 34Casa AA / XYZ Arquitectos - Imagem 4 de 34Casa AA / XYZ Arquitectos - Imagem 5 de 34Casa AA / XYZ Arquitectos - Mais Imagens+ 29

Descrição enviada pela equipe de projeto. O presente projeto refere-se a uma moradia unifamiliar localizada numa rua residencial, perpendicular à avenida junto ao mar. Está implantada num lote com uma mancha de implantação pré-definida obrigatória de 200 m2 e uma área de construção que também não podia ultrapassar os 400 m2.

Topograficamente o terreno apresenta uma pendente de Nascente a Poente com cerca de 1 metro de diferença.

Casa AA / XYZ Arquitectos - Imagem 2 de 34
© Luís Ferreira Alves

O projeto foi desenvolvido em termos volumétricos e funcionais equacionando as condicionantes de topografia, orientação solar e o programa de habitação exigido pelos clientes. Os clientes queriam que a vivência de cada quarto com o logradouro/piscina fosse direta e independente, características inerentes à própria maneira de estar da família.

Casa AA / XYZ Arquitectos - Imagem 28 de 34
Fachada

Assim, a implantação da habitação tem uma ocupação em cave e r/chão desenvolvida em pisos desnivelados formando 4 níveis. O 1º nível é ocupado pela garagem, arrumos e lavandaria e tem o acesso automóvel direto do arruamento através de rampa. 

Casa AA / XYZ Arquitectos - Imagem 24 de 34
© Luís Ferreira Alves

A casa das máquinas da piscina também se encontra a este nível mas com acesso pelo exterior. O 2º nível é ocupado com 2 suítes e uma arrecadação. O 3º nível corresponde à cota de entrada pedonal e é o piso do programa social constituído por entrada, sala comum, cozinha/copa e w.c. de apoio. O 4º nível é ocupado por mais duas suítes e um escritório.

Casa AA / XYZ Arquitectos - Imagem 8 de 34
© Luís Ferreira Alves

O esquema de distribuição foi pensado com o intuito de permitir que todos os espaços habitáveis (sala, cozinha e quartos) tivessem uma ligação direta ao logradouro e à piscina cuja cota permite visibilidade para o Oceano. A casa fecha-se para o exterior (rua), caraterizada pela fachada em pedra, e abre-se para o interior do terreno através da fachada em vidro. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AA / XYZ Arquitectos" [AA House / XYZ Arquitectos] 10 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778551/casa-aa-xyz-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.