Hofgut / Format Elf Architekten

Hofgut / Format Elf Architekten - Mais Imagens+ 5

Bad Birnbach, Alemanha

Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio alemão Format Elf Architekten projetou três residências em um campo bávaro que parecem ser típicos celeiros com cobertura duas águas. Os proprietários da fazenda Hofgut, que oferecem uma luxuosa acomodação, refeitório e instalações de spa, recorreram ao Format Elf Architekten para criar as residências para os hóspedes que procuravam períodos mais longos do que as instalações existentes permitiam. 

As três residências alongadas (langhäuser) proporcionam mais espaço e contam com uma cozinha totalmente equipada para que os hóspedes possam cozinhar. As residências estão desenhadas para evocar edifícios agrícolas da região e contam com coberturas inclinadas que criam uma silhueta típica, "como quando uma criança desenha - o mais simples possível".

© Lothar Reichel

A madeira tingida de negro utilizada para revestir as estruturas foi eleita para melhorar a conexão entre os edifícios vernaculares e para ajudá-los a misturar-se com os tons escuros do bosque circuncidante. 

"As silhuetas das residências são reduzidas em sua essência e possuem um aspecto icônico e forte", disse o arquiteto Stefan Hänninger. "O material da fachada é de madeira escura, remetendo ao antigo celeiro".

Planta Baixa

Cada uma das três construções emprega uma estética similar, mas se diferencia por detalhes como a disposição dos terraços e as aberturas das janelas que se relacionam com sua posição no terreno.

Uma das residências está situada no limite de um riacho e dispõe de acabamentos leves e mais envidraçamento. A outra residência aproxima-se do terreno inclinado e utiliza uma paleta sóbria de cor marrom claro, enquanto a terceira construção, escavada em um clarão do bosque, tem um interior mais escuro com materiais sólidos para refletir sua situação íntima. 

© Lothar Reichel

Seções rebaixadas das fachadas oferecem terraços protegidos, enquanto os volumes que se sobressaem com superfícies envidraçadas possuem assentos nas janelas, emoldurando as vistas da paisagem. No interior dos edifícios, as coberturas inclinadas criam espaços de altura dupla por cima da área de estar e do refeitório. 

As estruturas separadas inseridas dentro das simples cáscaras dirigem-se até a cobertura para proporcionar espaços que abrigam um dormitório, banheiro ou sala de jantar. As três cabanas estão rodeadas por áreas ao ar livre, uma churrasqueira e duas delas possuem banheira junto as lareiras nas salas de estar. 

© Lothar Reichel

O banheiro na terceira residência está situado no sótão, abaixo de uma claraboia que permite aos hóspedes poder olhar as estrelas enquanto desfrutam da banheira.  

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Hofgut / Format Elf Architekten" [Hofgut / Format Elf Architekten] 05 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777893/hofgut-format-elf-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.