Casa de Concreto / Matt Gibson Architecture

Casa de Concreto / Matt Gibson Architecture - Imagem 2 de 25Casa de Concreto / Matt Gibson Architecture - Imagem 3 de 25Casa de Concreto / Matt Gibson Architecture - Imagem 4 de 25Casa de Concreto / Matt Gibson Architecture - Imagem 5 de 25Casa de Concreto / Matt Gibson Architecture - Mais Imagens+ 20

Melbourne, Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Concreto / Matt Gibson Architecture - Imagem 7 de 25
© Derek Swalwell

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este terreno em Hampton está orientado para o norte e virtualmente colocado em dimensões com uma quadra de tênis alinhada na parte de trás. Esta localizado em uma vizinhança com blocos de grandes dimensões, em meio a uma diversa mistura de casas, em sua maioria independentes. O posicionamento da construção no local foi determinado por uma fachada de 10 metros. Para obter a maior exposição ao norte possível e para maximizar o POS, uma parte do terreno a oeste se posiciona o mais a frente possível, promovendo um caráter mais sensível à construção. 

Casa de Concreto / Matt Gibson Architecture - Imagem 6 de 25
© Derek Swalwell

Projetada de modo a forjar uma relação direta entre as áreas interior e exterior, a casa contém duas zonas longitudinais localizadas ao norte e sul de uma "coluna vertebral" de leste a oeste - estar ao norte e dormitórios ao sul. Estes espaços são organizados ao redor de um corredor de entrada central que divide a fachada frontal quase que simetricamente. 

Casa de Concreto / Matt Gibson Architecture - Imagem 10 de 25
© Derek Swalwell

No térreo, enquanto apenas um elemento muito pequeno da construção está localizado no limite, foi tomada a decisão de executar uma tela essencialmente opaca de uma ponta à outra (contribuindo com a privacidade) com um aço específico que "envolve" a entrada. Esta parede (logo abaixo do nível da rua) age como uma plataforma sobre a qual o primeiro andar em balanço toma proeminência. 

Casa de Concreto / Matt Gibson Architecture - Imagem 3 de 25
© Derek Swalwell
Planta Térreo
Casa de Concreto / Matt Gibson Architecture - Imagem 4 de 25
© Derek Swalwell

A forma afunilada do concreto permite a maximização das vistas, tanto da frente (ao recentemente projetado jardim Rick Eckersley), quanto da parte de trás (em direção à cidade), enquanto as elevações leste e oeste não possuem janelas e restringem a visão dos vizinhos. No térreo, a cozinha e o dormitório ao leste possuem vistas semelhantes e acessos à jardins de circulação laterais. A elevação traseira segue um padrão semelhante à da frente, possuindo um plano aberto e proteção acentuada de ambos os níveis dos espaços ao norte, 

Casa de Concreto / Matt Gibson Architecture - Imagem 8 de 25
© Derek Swalwell

Internamente, a casa é projetada para revelar uma seqüência de espaços combinados, compactos e expansivos. Desde a limitada abertura da porta, encontra-se diretamente frente a um pé direito duplo na entrada, iluminada com poucos indícios do que esta por vir. Uma descida pela abertura mais comprimida, revela uma área de estar ampla e uma parede envidraçada retrátil, que demarca o acesso inalterado ao jardim traseiro e à piscina.

Casa de Concreto / Matt Gibson Architecture - Imagem 18 de 25
© Derek Swalwell

Os principais espaços de convivência foram deixados formalmente simples e ventilados. Materiais conectores horizontais e verticais são trabalhados no interior, e são compostos (com o exterior) com uma pureza no que diz respeito, tanto ao volume, quanto à forma. Gesso branco foi utilizado para fins práticos intercalado entre a madeira, a pedra, o aço e o concreto, forjando um cenário natural para o estilo de vida, o mobiliário e as obras de arte dos clientes. Os cômodos mais íntimos também seguem o raciocínio sensorial tátil (utilizou-se couro no dormitório principal, por exemplo) que satisfaz a necessidade dos clientes de impulsionar os interiores de forma honesta, prática e confortável.

Casa de Concreto / Matt Gibson Architecture - Imagem 5 de 25
© Derek Swalwell

Sugestiva a um estilo modernista em alta na metade do século, a paleta compositiva, especialmente proveniente da pedra no exterior, é desenhada especificamente de acordo com as necessidades do cliente. Ainda que haja uma escala significativa em alguns espaços, a casa é muito organizada e eficiente enquanto espaço, com uma setorização que é compatível, tanto com a vida familiar, quanto com a privacidade individual.

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Novembro 25, 2015

Casa de Concreto / Matt Gibson Architecture - Imagem 15 de 25
© Derek Swalwell

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Concreto / Matt Gibson Architecture" [Concrete House / Matt Gibson Architecture] 12 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777619/casa-de-concreto-matt-gibson-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.