Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos

Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos - Imagem 2 de 27Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos - Imagem 3 de 27Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos - Imagem 4 de 27Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos - Imagem 5 de 27Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos - Mais Imagens+ 22

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Javier Azurmendi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Actiu

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Internacional Santander Empreendimento (CISE) levou à cabo o projeto de criar um novo espaço para ativar e potencializar as novas oportunidade quanto conhecimento e geração de ideias, que vem a somar-se com os grandes centros tecnológicos de referência que existem a nível mundial. Com o apoio do Banco Santander através da Santander Universidades e da Universidade de Cantabria, o centro realiza programas de empreendimentos focados nos universitários que desejam empreender e ativar start ups e ideias de negócios.

Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos - Imagem 6 de 27
© Javier Azurmendi

O memorial do concurso indicava um complexo programa de necessidades que deveria ser cumprido para solucionar os requerimentos funcionais e conceituais dos diferentes programas de empreendimentos que aconteceriam no Centro.

Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos - Imagem 2 de 27
© Javier Azurmendi

A proposta escolhida partiu da premissa de criar um espaço que funcionasse como um autêntico motor de ideias. De acordo com a equipe de projeto foram definidas as linhas mais importantes de todo o projeto; linhas curvas que discorrem por todo o espaço, acentuando a sensação de dinamismo e criando uma comunicação com o ecossistema interior que se pretendia implantar. 

Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos - Imagem 8 de 27
© Javier Azurmendi

Eliminaram-se todos os elementos intermediários que existiam no espaço para enfatizar a relação norte/sul que não era visível, e uma vez filtrada a luz, se estabeleceria o ponto de partida inicial, criando uma arquitetura de "escala humana", provocando micro-arquiteturas que tornam-se espaços contínuos mesclados entre si, com a intenção de criar uma natureza própria interior, isolada do entorno urbano que a rodeia, e integrada no espaço elementos como a madeira, o verde do solo e a luz do branco que evoca e cria um microclima independente, isolado e próprio.

Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos - Imagem 20 de 27
Planta Baixa

A base do projeto toma as referências clássicas do conhecimento antigo criando uma praça (Ágora) e o Anfiteatro que conformam a espinha central e significativa da intervenção.

Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos - Imagem 16 de 27
© Javier Azurmendi

A praça é concebida como um verdadeiro espaço de concentração que permite o encontro e a reunião, já que conecta todos os espaços que se dispõem entorno dela, funcionando como a verdadeira coluna vertebral do centro e uma grande arquitetura de acolhimento, delimitados pelas curvas que criam o solo e que equivalem à cobertura, banhadas pela iluminação perimetral.

Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos - Imagem 17 de 27
© Javier Azurmendi

O anfiteatro (coworking) tem um fundamento muito especial. O espaço foi idealizado com um sistema de terraços entorno de um núcleo onde é incorporado um equipamento com elementos móveis que provocam a colaboração e a comunicação e potencializam o conceito de "aprendizagem e conhecimento".

Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos - Imagem 18 de 27
© Javier Azurmendi

Todos os espaços imprescindíveis do projeto estão dispostos entorno desta praça, que mediante um sistema de cortina de vidro móvel se articula como público e privado em função das necessidades. Aqui incorporam-se elementos onde a paleta de cor teria a máxima importância, com uma desordem ordenada cromática que geraria o equilíbrio desejado. As mesas são de fácil disposição, transportáveis e dobráveis, cadeiras confortáveis e empilháveis que permitem estabelecer distintos formatos de empreendimento em função das necessidades que são criadas.

Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos - Imagem 19 de 27
© Javier Azurmendi

Em torno desta praça, mesclam-se os espaços privados que quase parecem também públicos porque não se ocultam e onde se otimizam os recursos para que as pessoas que articulam os processos criativos estivessem em um entorno amável, funcional e muito operativo, onde a comunicação fosse o mecanismo indispensável e primordial que se buscava potencializar. A área de reuniões de equipes e os escritórios abrem-se ao espaço central com o desejo de que formassem parte também do mesmo, enriquecendo a coexistencia de ambos.

Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos - Imagem 27 de 27
Detalhe

Da mesma forma dispõem-se os escritórios e a área de trabalho principal, onde são criadas estruturas que funcionam de maneira independente e onde se potencializou o equipamento para favorecer a concentração dentro de um entorno muito amável de trabalho. 

Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos - Imagem 11 de 27
© Javier Azurmendi

Dentro desta mesma máquina, idealizou-se um espaço íntimo e pessoal para estes momentos onde se requer uma concentração plena. A coluna de maior dimensão dispõem de um banco e uma mesa que permite enfatizar esta intimidade dentro de um espaço agradável e próximo, nesta célula é possível refugiar-se e refletir.

Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos - Imagem 10 de 27
© Javier Azurmendi

Todo o conjunto destaca-se por um equilíbrio emocional entre o estético e o técnico, com uma paleta de cores que outorga ao espaço uma estabilidade que deslumbra pela simplicidade arquitetônica. 

Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos - Imagem 15 de 27
© Javier Azurmendi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santander, Cantabria, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Internacional Santander Empreendimento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos" [Centro Internacional Santander Emprendimiento / Angel Blanco + MOAH Arquitectos] 14 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777149/centro-internacional-santander-empreendimento-angel-blanco-plus-jacobo-gomis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.