Casa Paineira / BLOCO Arquitetos

Casa Paineira / BLOCO Arquitetos - Mesa, CadeiraCasa Paineira / BLOCO Arquitetos - FachadaCasa Paineira / BLOCO Arquitetos - Imagem 4 de 33Casa Paineira / BLOCO Arquitetos - Mesa, Sofá, CadeiraCasa Paineira / BLOCO Arquitetos - Mais Imagens+ 28

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: BLOCO Arquitetos; BLOCO Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  390
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Autores: Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco
  • Coautores: Bruno Pessoa (interiores), Rodrigo Scheel (arquitetura)
  • Colaboradores: Victor Machado, Tatiana Lopes e Guilherme Mahana
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O que define um muro? Trata-se de uma parede alta que define um ambiente fechado ou uma parede baixa que define um jardim descoberto? Não existe um consenso sobre a definição de “muro”. Apesar disso as normas deste condomínio não permitiam sua utilização. No entanto as mesmas normas permitem que uma construção coberta de até dois andares seja feita nos mesmos limites onde os “muros” são proibidos. O que é mais interessante para a cidade?

Casa Paineira / BLOCO Arquitetos - Fachada
© Haruo Mikami

Propusemos utilizar paredes de apenas dois metros e vinte de altura nos mesmos limites permitidos para uma construção de oito metros e meio de altura. Porém não as interpretamos como “muros” ou como limites de ambientes cobertos. Elas foram aprovadas como delimitadores de jardins internos descobertos, conectados aos ambientes da casa. Os jardins funcionam como extensões dos ambientes internos. Desta forma afastamos os volumes mais altos para o centro da construção, mais distantes da rua e da calçada. As paredes baixas funcionam como “painéis decorativos” uma vez que servem como superfície para a projeção das sombras de uma grande paineira existente no terreno.

Casa Paineira / BLOCO Arquitetos - Janela
© Haruo Mikami

A paineira foi o ponto de partida para a organização da planta. À partir dela criamos um eixo leste-oeste paralelo à rua, o qual definiu a circulação principal da casa. No entanto a vista interna para a árvore não é revelada de imediato. Procuramos mediar a relação entre interior e exterior por meio de aberturas controladas que revelam partes da paisagem ao longo do percurso. 

Isométrica

Dividimos o programa em dois blocos entremeados por um eixo norte-sul: o bloco social e de serviços à oeste e o bloco das áreas íntimas à leste. Os blocos possuem dimensões similares e regulares em planta, porém uma sequência de pés-direitos diferentes insinuam os usos de cada espaço. O volume externo é um reflexo direto destas operações.

Casa Paineira / BLOCO Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Haruo Mikami

O jogo de alturas e pés-direitos variados que sugerem o uso e importância de cada ambiente fazem referência à Müller House de Adolf Loos. A planta desta casa, portanto, tem mais semelhanças com o “Raumplan” de Loos que com a planta livre de Corbusier.

Casa Paineira / BLOCO Arquitetos - Fachada
© Haruo Mikami

A porta principal está localizada no trecho de menor largura da construção e permite acesso direto ao quintal, revelando parte da vegetação aos fundos do terreno. Todas as superfícies externas de paredes possuem a mesma cor de pintura texturizada. Uma variação mais clara da mesma cor foi aplicada em todas as superfícies de teto e paredes internas. A intenção de reforçar a unidade visual entre as superfícies também se aplica aos pisos da casa com a utilização de apenas dois acabamentos distintos. 

Cortes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Paineira / BLOCO Arquitetos" 02 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776369/casa-paineira-bloco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.