DM Engenharia / Gustavo Panza + Gustavo Ziviani

DM Engenharia / Gustavo Panza + Gustavo Ziviani - Mesa, Cadeira, JanelaDM Engenharia / Gustavo Panza + Gustavo Ziviani - Mesa, Cadeira, VigaDM Engenharia / Gustavo Panza + Gustavo Ziviani - Mesa, Cadeira, Janela, Bancada, VigaDM Engenharia / Gustavo Panza + Gustavo Ziviani - Viga, Janela, CorrimãoDM Engenharia / Gustavo Panza + Gustavo Ziviani - Mais Imagens+ 10

  • Construção: DM Engenharia
  • Fornecedores: Mobiliário: Zhiryus Mobiliário Corporativo; Marcenaria: Hds Marcenaria; Piso Vinílico: Tarkett (Piso) – Techfloor (Instalação); Luminárias: Reka; Dry Wall: Propisos; Pintura : Tristão; Instalações : Servel e Texas Telecom; Pedras : Mastergran Mármores e Granitos; Vidros: Vidraçaria Botafogo; Ar Condicionado : Cold Control
  • Cidade: Cotia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
DM Engenharia / Gustavo Panza + Gustavo Ziviani - Mesa, Cadeira, Janela
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na implantação de um escritório de engenharia em um espaço de 100m²,parte de uma galeria de conjuntos comerciais com térreo e mezanino na região da Granja Viana, Cotia - SP.

O espaço, é constituído por um térreo de aproximadamente 65m² e um mezanino de 35m², executado em estrutura convencional de concreto armado e vedação em blocos de concreto e coberto por telhas de barro sobre estrutura de madeira. O acesso ao conjunto se dá por porta de vidro, aberta diretamente para o estacionamento com acesso a via principal. O acesso de serviço se dá pelos fundos do conjunto, onde se encontram áreas técnicas e sanitários comuns da galeria. 

Corte Longitudinal

Como programa, o escritório demandava uma área de open space para 12 funcionários entre engenheiros, e administradores, uma sala de reunião, copa e área para o servidor. Em ambiente fechado, uma sala para a diretoria, financeiro e sanitário. 

O programa de escritório e áreas comuns são acomodados na parte térrea, assim como o espaço do servidor. As áreas mais restritas se acomodam na planta superior, com privacidade acústica e visual. 

DM Engenharia / Gustavo Panza + Gustavo Ziviani - Mesa, Cadeira, Viga
© Maíra Acayaba

Por ser um espaço alugado, e pela necessidade de uma implantação rápida, toma-se o partido de uma construção racional, quase toda pré-fabricada, com um caráter de montagem. 

A pouca área para acomodação do programa, foi decisiva para a opção de minimizar o uso de compartimentação física dos ambientes, e o uso de materiais transparentes nos ambientes que necessitavam ser fechados, como a sala da diretoria, montada como um contêiner de vidro em delgados tubos metálicos. Também foi a pauta para liberar a cobertura, sem que os ambientes fechados a tocassem, mantendo os pés direitos existentes. 

DM Engenharia / Gustavo Panza + Gustavo Ziviani - Mesa, Cadeira, Viga
© Maíra Acayaba

A estrutura e forro de madeira da cobertura foram tratados tirando partido de sua materialidade. A pouca iluminação natural do ambiente, demandava um tratamento cuidadoso de iluminação. O forro serviu como iluminação difusa dos ambientes, usado como plano refletor de luz. Devido cor escura da madeira, foram complementados painéis de gesso, soltos entre os eixos principais da estrutura de madeira, fazendo com que às fontes de luz, adaptadas a partir de eletrocalhas perfiladas, obtivessem melhor desempenho de reflexão. Os painéis de gesso, também tem papel acústico, abrigando  material absorvente, entre seu fundo e o forro de madeira. 

DM Engenharia / Gustavo Panza + Gustavo Ziviani - Imagem 10 de 15
© Maíra Acayaba

A infraestrutura de elétrica, lógica, e ar condicionado distribui-se por um fundo falso aplicado sobre as empenas estruturais, formado por placas cimentícias. As placas foram tratadas com resina transparente fosca e funcionam como acabamento final as paredes naturais do edifício. 

Todo o piso térreo, que é utilizado pela equipe de obra da empresa, recebeu piso vinílico, de modo a favorecer sua limpeza. No andar superior, de uso mais restrito, foi utilizado o carpete, para favorecer a acústica dos ambientes. 

DM Engenharia / Gustavo Panza + Gustavo Ziviani - Mesa, Cadeira, Janela, Bancada, Viga
© Maíra Acayaba

Para a necessidade de armazenamento foi proposta uma estante em marcenaria que se desenvolve por toda a extensão de uma das empenas do espaço, apresentando-se como elemento integrador dos ambientes de escritório, reunião e copa.

Nela são "plugadas" perpendicularmente as estações do tipo plataforma.

Planta - Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Granja Viana, Cotia - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "DM Engenharia / Gustavo Panza + Gustavo Ziviani" 29 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776205/dm-engenharia-gustavo-panza-plus-gustavo-ziviani> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.