Iracema / EB Arquitetura

Iracema / EB Arquitetura - JanelaIracema / EB Arquitetura - Imagem 3 de 22Iracema / EB Arquitetura - Imagem 4 de 22Iracema / EB Arquitetura - JardimIracema / EB Arquitetura - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: EB Arquitetura; EB Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Paisagismo: Quinta Arquitetura e Paisagismo - Paula Farage e Veridiana Goulart
  • Fornecedores: Mobiliário: Hill House - Casa Park. Brasília DF; Cortinas e persianas: Uniflex; iluminação: Lumini; Inox: Mekal; balcões refrigerados: Servinox; Ar condicionado: Ar Frio. Brasília DF; Revestimento de piso: Lepri
  • Autores: Eduardo Brito da Cunha Filho, Renata de Oliveira Lima
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Iracema / EB Arquitetura - Jardim, Aido
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto consiste na reformulação de área externa de lazer de residência unifamiliar.

A antiga churrasqueira foi eliminada e executou-se um "refeitório" no patamar térreo próximo da piscina, com capacidade para atender até 16 pessoas.

Iracema / EB Arquitetura - Janela, Jardim, Pátio
© Joana França

A idéia é que todos os usuários se relacionem de maneira linear, ao longo de uma única mesa contínua. Essa premissa determinou as características plásticas da edificação.

O refeitório consiste em volume simplificado, elevado do piso perimetral à piscina. Pilares metálicos de secção circular sustentam cobertura metálica com acabamento final externo em aço corten.

Plantas

Na extremidade final da edificação, localiza-se a cozinha superior, equipada com fogão industrial, câmara refrigerada, bancada de lavagem e bancada de finalização de pratos - além de elevador monta-carga que se comunica com uma nova cozinha de preparação de pratos, situada no pavimento inferior.

O fechamento do módulo da cozinha superior é feito por lâmina de concreto aparente onde se concentram todas as instalações e o escoamento de água pluvial.

Iracema / EB Arquitetura - Imagem 4 de 22
© Joana França

A vedação geral do refeitório é executada em vidro, para garantir total transparência e um diálogo constante, com a piscina, o jardim e o corpo da residência principal.

Para amenizar o calor dos dias quentes, os planos de correr de vidro podem ser totalmente abertos e as cortinas puxadas de forma independente.

Iracema / EB Arquitetura - Janela
© Joana França

Projetou-se lavabo externo para apoio geral, sendo um cubo de alvenaria rústica descolado do volume do refeitório. Possui Iluminação zenital com jogo de luz e sombra via ripados desencontrados de madeira.

Piso em granitina branca polida e iluminação em trilhos eletrificados com spots independentes e ajustáveis de acordo com a necessidade.

Iracema / EB Arquitetura - Pilar
© Joana França

Todas as bancadas e apoio geral são em inox escovado.

O mobiliário é assinado por Índio da Costa.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Condomínio Setor de Mansões Park Way Qd 13 Conjunt - Park Way, Brasília - DF, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Iracema / EB Arquitetura" 27 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776045/iracema-eb-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.