B+H 45 / H. Ponce Arquitectos

B+H 45 / H. Ponce Arquitectos

B+H 45 / H. Ponce Arquitectos - Mais Imagens+ 16

© Alberto Cáceres

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Centro Histórico de Mérida; o edifício está em um terreno de dimensões particulares (5 x 40 m) que representou um desafio no momento de projetar. A premissa do projeto consiste em tornar evidente o contraste entre o presente e o passado da edificação. A estratégia consistiu na utilização de novos elementos de caráter contemporâneo que se integrem em harmonia aos elementos originais de valor histórico, característicos da época em que foi construída. O interior, paredes revestidas por uma colagem de ladrilhos hidráulicos recuperados de várias obras realizadas pelos arquitetos.

© Alberto Cáceres

O pavimento térreo é composto por um salão principal, adega, casa de banho de hóspedes e jardim interno de pé direito duplo, sala de estar / jantar e cozinha. A área do jardim está equipada com uma árvore Ramon, já existente no terreno, permitindo vistas inigualáveis e um terraço ao ar livre e piscina.

© Alberto Cáceres
Planta Baixa
© Alberto Cáceres

O pavimento superior abriga as áreas privadas: dois quartos, cada um com banheiro completo, unidas por uma ponte que possui vistas ao jardim central.

Corte

Já que o projeto está localizado no centro histórico, é regido por legislação restrita, de modo que as duas primeiras circulações da propriedade existente sejam respeitados. Paredes de alvenaria originais e lajes de concreto armado da época estão preservadas. Os novos materiais propostos incluíram: cimento cinza e branco com acabamento polido aparente e madeira . A paleta de cores é composta por tons neutros como cinza quente claro e o branco, a fim de dar destaque à parede de mosaico, ao mobiliário e à vegetação

© Alberto Cáceres

O jardim interno ao centro funciona como pulmão verde, para dotar a casa de iluminação e vegetação natural. Assim se integra o interior com o exterior, através de grandes aberturas na parte posterior que podem ser abertas por completo, proporcionando uma percepção de um mesmo espaço e conferindo assim hierarquia à natureza.

© Alberto Cáceres
Planta Baixa
© Alberto Cáceres

Os limitantes do projeto surgiram nas dimensões do terreno, cujas medidas são 5 metros de fachada por 40 de profundidade, com uma forma irregular em 'L', além da localização do edifício no centro histórico sujeito às rigorosas normas.

© Alberto Cáceres

Outros desafios incluíam resolver o projeto com os ângulos do edifício, bem como as paredes compartilhadas com as casas vizinhas que ocasionava uma dificuldade de acesso a máquinas e ferramentas de construção.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "B+H 45 / H. Ponce Arquitectos" [B+H 45 / H. Ponce Arquitectos] 23 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774175/b-plus-h-45-h-ponce-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.