Por aí... / R79 taller de arquitectura

Por aí... / R79 taller de arquitectura - Mais Imagens+ 33

  • Arquitetos: R79; R79
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Chukum
  • Colaboradores: Daniela Álvarez, Cristina Madera, Gerardo Trejo, Eduardo Vadillo, Valentina Losa
  • Construtora: R79
  • Desenho De Iluminação: Lumínica / Maribel Morales
  • Arquiteto Responsável: Roberto Ramirez Pizarro
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© David Cervera Castro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por casualidade da vida, tivemos a oportunidade de apresentar a um jovem casal, com uma visão conturbada do que queriam, porém convencidos do que não queiram, a proposta que meses depois começaria a materializar-se nos primeiros traços desta residência de 450 m2, em um terreno de forma regular por volta de 900 m2 de superfície, em uma tranquila zona residencial na parte mais bonita e segura do sudeste mexicano.

Planta Térreo

A residência foi projetada em um só nível e consegue, através de um básico zoneamento e um esquema praticamente "de escola", assentar-se comodamente no terreno, vinculando os espaços públicos e privados por meio de um "pátio úmido arborizado".

© David Cervera Castro

O esquema de "blocos" defasados pretende criar visuais e ao mesmo tempo privatizar as áreas. A escolha de uma estrutura espacial através de muros na direção norte-sul de certa forma enfatiza o caráter da residência, sua estreita relação entre exterior e interior, a ponto de perder a noção de quando eles se encontram em um espaço ou outro.

© David Cervera Castro

Afastar-se um pouco da maneira tradicional, repetitiva, já como uma receita, do espaço continuo, foi um requerimento particular e um desafio pessoal. O espaço social pode estar dividido e isso não implica na ausência de fluidez. Cada espaço possui uma identidade própria, mas cada espaço reconhece seu papel dentro do todo.

Corte

A escolha de materiais difere um pouco do convencional. O pisos foram feitos em concreto e para conferi-lhes um agradável "twist" foram colocadas lascas de vidro âmbar que misturadas à eles e polidas criam uma série de interessantes e inquietantes lampejos. 

© David Cervera Castro

Os muros foram feitos com Chukum, resina de uma árvore local que forma uma pasta aplicada sobre a superfície e misturada a outras resinas. Aplicada em diferentes condições e tempo cria contrastes e cores muito interessantes.

© David Cervera Castro

Se a direcionalidade apontava para o pátio, mas nele se observavam as áreas privadas, como escondê-las? A decisão foi fundir os pisos com as paredes e de imediato, o jardim que parecia horizontal tornou-se vertical. As paredes privadas foram revestidas com uma mistura de cimento e terra vermelha e depois esperou-se que as trepadeiras fizessem sua parte no trato: subir. Em um instante, o exterior "devorou" a zona privada da casa e esta desapareceu.

© David Cervera Castro

Vidro, aço e madeira foram os elementos complementares para criar esta atmosfera de cálida modernidade. Foi escolhida uma madeira rígida local, a Tzalam que está presente em portas, detalhes e mobiliários.

© David Cervera Castro

O jovem casal transcendeu a etiqueta de clientes e converteram-se em grandes amigos, somando ao processo de desenho, trazendo o frescor de suas ideias para o desenvolvimento de detalhes que conferiram a habitação identidade, um toque de pertencimento e uma marca pessoal.

© David Cervera Castro

As “loucuras” logo eram submetidas a um consenso e resultavam em importantes requerimentos programáticos necessários e em outras tantas ocasiões questionavam-se detalhes de desenho automáticos. A "cereja do bolo" se observa no Pátio Inglês, criado abaixo do dormitório principal, um espaço que é acessado através de uma "escada verde".

© David Cervera Castro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Por aí... / R79 taller de arquitectura" [Por ahí... / R79] 08 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773044/por-ai-r79-taller-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.