Depósito de Água / Pedro Bandeira + João Figueira e Associados

Depósito de Água / Pedro Bandeira + João Figueira e Associados - Imagem 2 de 12Depósito de Água / Pedro Bandeira + João Figueira e Associados - Imagem 3 de 12Depósito de Água / Pedro Bandeira + João Figueira e Associados - Imagem 4 de 12Depósito de Água / Pedro Bandeira + João Figueira e Associados - Imagem 5 de 12Depósito de Água / Pedro Bandeira + João Figueira e Associados - Mais Imagens+ 7

Depósito de Água / Pedro Bandeira + João Figueira e Associados - Imagem 9 de 12
© Helder Sousa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Das infraestruturas projetadas para a Nova Aldeia da Luz (Sul de Portugal) destaca-se a torre da Estação de Tratamento de Águas que também serve de miradouro. Este elemento singular na árida paisagem alentejana persegue a utopia moderna recorrendo a uma pormenorização pragmática e estritamente funcional. 

Depósito de Água / Pedro Bandeira + João Figueira e Associados - Imagem 4 de 12
© Helder Sousa

O concreto-à-vista enfatiza esse imaginário. No entanto, o seu desenho não podia ser mais paradoxal: a evocação da chaminé da Unidade de Habitação de Le Corbusier, agora assente no solo, pressupõe o consequente enterramento de todo o edifício. Trata-se de uma metáfora para descrever um incontornável distanciamento relativamente às teses mais radicais do movimento moderno em benefício do processo de participação vinculado à construção da Nova Aldeia.

Depósito de Água / Pedro Bandeira + João Figueira e Associados - Imagem 12 de 12
Plantas

Recusando o antagonismo entre uma cultura envergonhadamente erudita e a tirania do gosto popular, este depósito de água é sobretudo o lugar do compromisso.

Depósito de Água / Pedro Bandeira + João Figueira e Associados - Imagem 7 de 12
© Helder Sousa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Travessa da Aldeia Nova, 8650 Budens, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Depósito de Água / Pedro Bandeira + João Figueira e Associados" [Water Tank / Pedro Bandeira + João Figueira e Associados] 08 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772929/deposito-de-agua-pedro-bandeira-plus-joao-figueira-e-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.