Escritório de Engenharia / Das Archi Arquitetos Associados

Escritório de Engenharia / Das Archi Arquitetos Associados - Prateleira, JanelaEscritório de Engenharia / Das Archi Arquitetos Associados - Mesa, Cadeira, Iluminação, JanelaEscritório de Engenharia / Das Archi Arquitetos Associados - Janela, Fachada, AidoEscritório de Engenharia / Das Archi Arquitetos Associados - Janela, FachadaEscritório de Engenharia / Das Archi Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 29

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Perdizes, região com topografia acidentada na capital paulista, a antiga residência de quase 300m², foi adquirida para se transformar em um escritório de engenharia.

Escritório de Engenharia / Das Archi Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Joana França

Apesar do mau estado de conservação, a casa estava praticamente inalterada. Com isso, a reforma teve como partido principal a preservação das paredes envoltórias, modificando apenas algumas paredes internas para incorporar o programa de necessidades solicitado.

Escritório de Engenharia / Das Archi Arquitetos Associados - Imagem 25 de 34
© Joana França

No pavimento térreo localizam-se os ambientes que permitem o acesso ao público, como recepção, biblioteca, copa e também uma ampla sala de reunião com vista para o jardim interno.

Escritório de Engenharia / Das Archi Arquitetos Associados - Mesa, Cadeira, Iluminação, Janela
© Joana França

Já o pavimento superior, optou-se por retirar algumas paredes internas e acomodar uma ampla área de produção com dezesseis estações de trabalho. Como as paredes originais demolidas, eram autoportantes, o reforço estrutural foi resolvido com uma viga e dois pilares metálicos de seção tubular que se destacam no ambiente.

Escritório de Engenharia / Das Archi Arquitetos Associados - Cadeira
© Joana França

Com a retirada das paredes do pavimento superior, pode-se permitir a máxima ventilação e iluminação natural, garantindo o conforto térmico para os funcionários do escritório.

Escritório de Engenharia / Das Archi Arquitetos Associados - Janela, Fachada, Aido
© Joana França

O anexo localizado aos fundos do terreno acomoda as áreas de serviço dos funcionários, uma área de convivência, banheiro e arquivo morto. E acima foi acrescentado um novo pavimento interligado diretamente com o edifício principal por uma passarela de estrutura metálica e vidro, abrigando uma academia de ginástica.

Escritório de Engenharia / Das Archi Arquitetos Associados - Mesa, Cadeira, Janela
© Joana França

O terreno ainda conta com duas áreas externas. Um terraço jardim acima da garagem, que possibilita uma área de convivência para os funcionários. E outra percorrendo o recuo lateral e os fundos do edifício principal. Neste sentido, buscou-se valorizar as relações entre exterior e interior, com a ideia de integrar os jardins das áreas externas para os ambientes de trabalho, tornando-os mais aconchegantes.

Escritório de Engenharia / Das Archi Arquitetos Associados - Janela, Porta, Fachada
© Joana França

A fachada ganha modernidade com a ampliação dos vãos e com o cobogó de linhas ortogonais, conferindo identidade à arquitetura e tornando a sala da diretoria mais reservada. 

Planta - Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório de Engenharia / Das Archi Arquitetos Associados" 30 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772724/escritorio-de-engenharia-das-archi-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.