Carpa Olivera / Colectivo Urbano

  • Arquitetos: Colectivo Urbano; Colectivo Urbano
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  722
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Onnis Luque

Carpa Olivera / Colectivo Urbano - Mais Imagens+ 36

  • Colaboradores: Catalina López, Sacnité Flores, Francisco Pérez, Manuel Bernal, Georg Glaubitz
  • Direção De Obra: Colectivo Urbano
  • Autores: Jacqueline Meixueiro, Roberto Díaz, Javier Hidalgo, Emilio Castañón, Erick Pérez, David Escobar.
  • Cidade: Mazatlán
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Originalmente construída em 1915 e inspirada por piscinas marítimas em Lisboa, a Carpa Oliveira foi um "centro social" na Praia de Olas Altas, no centro histórico de Mazatlán. Aqui socializaram muitos personagens ilustres da época e era visita obrigatória de qualquer turista. Em 1954 foi arrasada por um furacão e abandonada. Com o tempo, a população voltou a fazer uso de sua piscina e no ano de 2004 teve uma remodelação que logo caiu em desuso, foi esquecida e vandalizada.

Implantação

Como equipe pró-ativa que gera ideias para melhorar a cidade, o Colectivo Urbano, integrado por cinco estúdios de arquitetura, paisagismo e urbanismo, realizou a proposta para o resgate deste espaço público, liderada pelo arquiteto Roberto Díaz. Propondo reutilizar, limpar e voltar a seu esplendor esta piscina alimentada pela água das marés; Assim como integrar um novo elemento lúdico: um tobogã em espiral que propicia de forma espetacular a reativação social, local e turística do porto, onde crianças e famílias se divertirão. Este elemento atua como uma escultura frente ao mar.

© Onnis Luque

Como uma estratégia sustentável, será proposto um espaço comercial por concessão, que dará a devida atenção à manutenção e monitorização do lugar e, garantirá condições ótimas de operação sem custo direto para a cidade de Mazatlan. No nível superior há uma praça de acesso, que serve como um mirante e onde uma escultura pré-existente é realocada, permitindo que pedestres descansem em um banco perimetral, enquanto observa o horizonte e o belo pôr do sol.

© Onnis Luque

Na cota inferior há uma praça que possui um grande banco onde se contempla a divertida área de jatos de águas, lugar onde as crianças se divertem antes de entrar na piscina marítima que está no mesmo nível desta esplanada. Ainda neste nível, no fundo, encontra-se um módulo de banheiros a disposição dos usuários do conjunto público.

Localização do Projeto

Endereço:Mazatlán, Sin., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Carpa Olivera / Colectivo Urbano" [Carpa Olivera / Colectivo Urbano] 09 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771539/carpa-olivera-colectivo-urbano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.