Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Expo Milão 2015: Children Park / ZPZ Partners

Expo Milão 2015: Children Park / ZPZ Partners

Cortesia de ZPZ Partners Cortesia de ZPZ Partners Cortesia de ZPZ Partners Cortesia de ZPZ Partners + 26

  • Arquitetos: ZPZ Partners
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 7812.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015
  • Coordenação e projeto pedagógico

    Reggio Children
  • Projeto

    Stefano Maffei
  • Curador

    Sabina Cantarelli
  • Equipe de projeto ZPZ Partners

    Michele Zini, Claudia Zoboli, Sara Callioni, Andrea Cattabriga, Sara Michelini, Riccardo Zuliani
  • Documentos de obra

    Metropolitana Milanese and ZPZ Partners
  • Documentos de expografia

    FIera Milano and ZPZ Partners
  • Design gráfico

    Rolando Baldini
Mais informações Menos informações
Cortesia de ZPZ Partners
Cortesia de ZPZ Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Children’s Park [Parque Infantil], um jardim linear com oito atrações em plataformas elevadas, apresenta grandes elementos em forma de bobina construídos em treliça de madeira que protegem as exposições e as atividades das crianças do sol e da chuva. Fragmentos de natureza domesticada onde o natural e o artificial coexistem, as exibições foram projetadas para privilegiar a linguagem orgânica da natureza, opondo-a ao vocabulário mais formal da arquitetura.

Planta do térreo
Planta do térreo

O projeto oferece experiências lúdicas de aprendizado às crianças e a possibilidade de elas interagirem de várias formas com o tema da Expo Milão 2015: “Feeding the Planet, Energy for Life”. 

Cortesia de ZPZ Partners
Cortesia de ZPZ Partners
Corte 2
Corte 2

Um percurso de tábuas de madeira se alarga e estreita em correspondência com as exposições. As estruturas suspensas em forma de bobina, erguidas do solo por três apoios, têm doze metros de diâmetro e sete metros e meio de altura. Elas também guardam os equipamentos técnicos de iluminação, tornando o Children Park visível à distância.

A estratégia de projeto foi inspirada na necessidade de criar uma percepção visual unificada e, ao mesmo tempo, anunciar as exposições experimentais, interativas e didáticas que se distribuem ao longo do caminho. A solução adotada foi abordar o projeto como se fosse uma proposta paisagística, confrontando a linguagem tradicional dos jardins italianos com uma estética agrícola.

Cortesia de ZPZ Partners
Cortesia de ZPZ Partners
Corte 1
Corte 1

O objetivo não era construir estruturas arquitetônicas, mas lugares com superfícies permeáveis usando a linguagem dos jardins, elementos tecidos que remetem a plantas ou fósseis.

Cortesia de ZPZ Partners
Cortesia de ZPZ Partners

A estrutura dos equipamentos do parque - banheiros infantis, instalações técnicas de monitoramento das exposições, dispositivos de segurança etc. - são revestidos por elementos de madeira de três espessuras diferentes.

Cortesia de ZPZ Partners
Cortesia de ZPZ Partners

O Children’s Park propõe uma imagem das crianças como exploradoras; inteligentes, competentes, capazes de compreender visualmente a cultura contemporânea, e dotadas com suas próprias estratégias de aprendizado.

Cortesia de ZPZ Partners
Cortesia de ZPZ Partners

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: EXPO, Rho, Milão, Itália

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Expo Milão 2015: Children Park / ZPZ Partners " [Children Park at EXPO 2015 / ZPZ Partners] 10 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771455/expo-milao-2015-children-park-zpz-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.