Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez

Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez - Imagem 2 de 30Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez - Imagem 3 de 30Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez - Imagem 4 de 30Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez - Imagem 5 de 30Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez - Mais Imagens+ 25

  • Professor Orientador: Fernando Montoya
  • Materiais: Vigas de Madeira 1X2”, Pilares de aço, Tela de sombreamento 80% gravilla, pedras do lugar
  • Custo Total Do Projeto: $ 1.987.650
  • Cidade: Santa Cruz
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez - Imagem 8 de 30
Cortesía de Cristián Palma Ramírez

Descrição enviada pela equipe de projeto. CONCEITO DE ESTÁDIOS RURAIS

Denomina-se assim o conjunto de infraestruturas desportivas ligadas integralmente à realização dos chamados "jogos do campo". Sua importância reside em conter as diversas interações sociais que desenvolvem a identidade rural, relações nutridas pelo intercâmbio cultural e de costumes de um conjunto de atores que se reúnem com a mesma ideia num mesmo lugar.

Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez - Imagem 4 de 30
Cortesía de Cristián Palma Ramírez

PROJETO SOMBRAS DO SALTO

O projeto nasce como resposta a diversas interrogações sobre a valorização dos jogos rurais imersos na zona do vale central do Chile. São jogos típicos carregados de história e costumes ligados ao campo, a produção e as raízes locais, tendo sido os principais precursores dos movimentos sociais fora dos raios urbanos. Suas infraestruturas esportivas convertem-se nos principais espaços públicos da região, onde com o passar do tempo foi fortalecido em grande maneira o desenvolvimento da identidade do campo chileno.

                                  

Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez - Imagem 13 de 30
Cortesía de Cristián Palma Ramírez

As sociedades mudaram no decorrer dos anos e as tradições e costumes foram desvalorizadas, acarretando na deterioração de tais infraestruturas esportivas. Somado à expansão descontrolada da atividade vitivinícola (principalmente sob poder de estrangeiros), essa atividade tem sucumbido ante a ideia de privilegiar o turismo estrangeiro sobre a identidade local.

Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez - Imagem 21 de 30
Planta Baixa

Embora a maior parte das infraestruturas esportivas rurais tenham decaído com o tempo, existem casos onde optou-se por privilegiar as festividades como opção de criar uma pequena economia ligada às festas, buscando gerar recursos por meio da salvaguarda dos costumes.

Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez - Imagem 15 de 30
Cortesía de Cristián Palma Ramírez

CONCEPÇÃO DO PROJETO

O projeto, localizado no bairro de Salto del Agua em Isla de Yaquil, busca gerar a consolidação desse estádio rural por meio de um elemento que, ao unir-se, unifique as infraestruturas desportivas existente, construindo tanto o acesso como o limite e conforme espaços de descanso sob a sombra fortalecendo as dinâmicas dos jogos e sua importância nas relações sociais que esses contêm.

Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez - Imagem 19 de 30
Croqui

A sombra é principalmente importantes nas temporadas de verão, onde tanto os atores como os participantes das atividades buscam abrigo do sol, justamente na época na qual são realizadas a maioria das atividades locais.

Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez - Imagem 27 de 30
Corte

Sobre o desenvolvimento formal da obra, a concepção baseia-se numa cobertura de madeira e tela de sombreamento, como uma folhagem arejada, leve, densa e de alta resistência ao vento, respondendo à sua própria lógica construtiva e formal na paisagem. Converte-se num elemento estranho, mas sutil, que busca construir tanto um acesso como um limite e unificar 3 elementos próximos que se unem para a construção de um lugar de contemplação e descanso imerso no estádio rural existente.

Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez - Imagem 2 de 30
Cortesía de Cristián Palma Ramírez

SOBRE A OBRA

A construção da estrutura acontece pela união de marcos modulares de madeira em ripas de pinnus de 1" x 2", que, através de sua união entre si, originam peças cúbicas estáveis estruturalmente sem necessidade de contraventamentos. Essas peças, somadas às outras, estabelecem um sistema de vigas e pilares em forma de "T", as quais entrelaçadas umas às outras conformam o total da cobertura.

Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez - Imagem 12 de 30
Cortesía de Cristián Palma Ramírez

Finalizada e enquadrada a estrutura no solo, ela é elevada uilizando-se os pilares metálicos tubulares, na forma de pirâmides invertidas, fixando a estrutura de madeira em perfis metálicos de seção 20 x 30 cm, com 3 mm de espessura, os quais são fixados na estrutura por meio de parafusos.

Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez - Imagem 22 de 30
Planta Baixa

A sombra é gerada pelos quadros com a tela sombreada, que permite enquadrar os elementos verticais facilitando a troca em caso de rupturas ou deterioração da cobertura.

Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez - Imagem 11 de 30
Cortesía de Cristián Palma Ramírez

A construção dos bancos segue a lógica das linhas que constroem o solo, sendo traços sutis que se dobram e criam o lugar para sentar-se, assim como algumas pedras extraídas do mesmo setor, estas linhas geram a extensão do projeto e a construção do lugar.

Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez - Imagem 16 de 30
Cortesía de Cristián Palma Ramírez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santa Cruz, Santa Cruz, O'Higgins, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sombras do Salto / Cristián Palma Ramírez" [Sombras del Salto / Cristián Palma Ramírez] 03 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771113/sombras-do-salto-cristian-palma-ramirez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.