Casa Palmar / Estudio UZ:AA

Casa Palmar / Estudio UZ:AA - Mais Imagens+ 23

Montevideo, Uruguai
  • Arquitetos: Estudio UZ:AA; Estudio UZ:AA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  136
  • Fotógrafo
    Fotografías:Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está construída em um terreno pequeno, uma esquina quase quadrada de 72 m² em uma área central da cidade de Montevidéu.

© Federico Cairoli

O grande muro que fecha a esquina conforma a expressão exterior da casa, se contrapõe à pele de vidro que relaciona o espaço interno e externo.

© Federico Cairoli

Os níveis inferiores da casa, que conta com a altura da edificação pré-existente, estão ocupados com áreas de relações mais sociais, criando um espaço doméstico integrado do ponto de vista visual e fragmentado do ponto de vista funcional. O nível superior está reservado às áreas mais íntimas da casa.

Corte YY

O projeto conta com dois temas principais, a geometria da planta e a verticalidade do espaço interno.

© Federico Cairoli

E geometria gera o equilíbrio entre o espaço interno e externo, quase os fundindo com a transparência dos fechamentos, o trabalho nas diferentes alturas do piso e a continuidade dos pavimentos. O conceito inclui a ideia do espaço vertical e maximizar os m³ em relação aos poucos m² originais, aproveitando as vantagens de reciclagem do edifício mas sem cair na tentação de subdividir o espaço.

Corte XX

O quadrado simples e abstrato define o ponto central da casa que se materializa como articulador dos espaços horizontais e verticais da casa. A escada tem um papel fundamental integrando os distintos níveis do projeto.

© Federico Cairoli

Dois eixos perpendiculares e quatro quadrantes que se associam dois a dois definem níveis funcionais e qualidades espaciais. A introversão da casa permite desfrutar com intimidade e sem interferências as vantagens da orientação norte.

© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Palmar / Estudio UZ:AA" [Casa Palmar / Estudio UZ:AA] 01 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771073/casa-palmar-estudio-uz-aa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.