Celeiro Invisível / stpmj

Celeiro Invisível / stpmj - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: stpmj; stpmj
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Construção: Dan Sayler + stpmj
  • Cliente: UC Berkeley, Sagehen Creek Field Station
  • Engenharia Estrutural: Sunghwa Han, PE, SE, LEED AP
  • Orçamento: $10,000
  • Dimensões: 24’x3’x12’ / 6,7 m²
  • Cidade: Truckee
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de stpmj

Descrição enviada pela equipe de projeto. Celeiro Invisível é uma proposta de projeto específica que recontextualiza a paisagem do terreno ao projetar a proposição estrutural. Uma estrutura de madeira moldada como um celeiro é laminada com um filme reflexivo em suas superfícies. Este edifício de acabamento espelhado está no meio do bosque e reflete o ambiente do seu entorno: diferentes espécies de árvores, plantas, céu, terra e as mudanças sazonais da área. A reflexão do projeto dentro do bosque fechado permite que a estrutura assimile suavemente a natureza. As incisões que penetram através do edifício permite os visitantes circularem para dentro, para fora e em torno da estrutura. Celeiro Invisível é um projeto que perde sua presença arquitetônica feita pelo homem na natureza, mas acrescenta uma nova experiência de interação com seus usuários.

Planta Térrea

O celeiro Invisível está posicionado no coração do bosque, onde está um caminho de passagem pelo terreno. Ao redor da circunferência do bosque estão uma dúzia de árvores de tamanhos similares e espaçamento igual entre uma e outra. Devido à similaridade de seu tamanho e posicionamento entre as árvores, a proteção na superfície espelhada é similar ao que as pessoas veriam sem o equipamento, permitindo que ela desapareça e seja invisível na natureza, reconstruindo a paisagem do entorno.

Cortesia de stpmj

O celeiro foi moldado em um longo e comprido paralelogramo para fazer ilusão às árvores densas .O edifício chanfrado possui aberturas de tamanhos e profundidades variadas que conotam janelas e portas. Esses sólidos e vazios em sua envoltória, com o revestimento espelhado e esquadrias em madeira laminada colada destacam as aberturas. Isso cria uma brincadeira visual onde as aberturas enquadradas parecem estar flutuando pela floresta. Através destas aberturas, o visitante percebe as diferenças sutis entre o real e a paisagem espelhada, compreendendo a profundidade da floresta e suas instalações de arte dentro do terreno. As aberturas podem sugerir enquadramentos das vistas, passagens e bancos dispostos para que os visitantes interajam fisicamente e visualmente com eles. Além disto, a envoltória espelhada é feita de uma película de poliéster aluminizado que possui mais de 90% da reflectividade UV na gama de comprimentos de onda 200-400 nm. Embora o ser humano não reconheça esta reflexão UV, é perceptível para as aves evitando assim que a fauna nativa colida com a estrutura.

Isométrico Expandido

A estrutura é composta por vigas de madeira de 2 x 4 metros, e ripas menores onde a superfície espelhada é fixada. As peças moldadas de madeira estão conectadas ao pier de madeira tratada em fundações de concreto armado. Um método de construção híbrido in loco e pré-fabricado é proposto: paredes, pisos e esquadrias em madeira pré-fabricados podem facilmente ser movidos por duas ou três pessoas para o local da obra onde os componentes são encaixados.

Cortesia de stpmj

Nas intersecções entre a escultura e a arquitetura, o Celeiro Invisível perde sua forma arquitetônica na natureza, mas incentiva os visitantes a interagir com a obra através da sobreposição dos materiais e técnicas de construção entre as duas disciplinas. Como uma estrutura estática, o edifício usa sua materialidade e o contexto do terreno para desenhar uma nova cena a partir da paisagem existente. A medida que as pessoas se afastam, se aproximam e entram no projeto, o usuário lentamente reconhece um espaço dentro do bosque que reflete, espelha e anima a paisagem do parque.

Isométrico

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Estação Sagehen Creek Field, Floresta Nacional Tahoe, 11616 Sage Hen Road, Truckee, CA 96161, EUA

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Celeiro Invisível / stpmj" [Invisible Barn / stpmj] 30 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771018/celeiro-invisivel-stpmj> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.