Casa em Umbrete / José Domingo Castro Navarro

Casa em Umbrete  / José Domingo Castro Navarro - Mais Imagens+ 16

Umbrete, Espanha
  • Arquitetos: José Domingo Castro Navarro; José Domingo Castro Navarro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  375
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Arquiteto Tecnico : Rafael Mesa Farfán
  • Estrutura: Edartec Consultores
  • Instalações: IS Ingenieros
  • Cidade: Umbrete
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Jesús Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. Além do programa, de uma casa para um casal e outra para o pai de um deles, nos foi dada a condição de adequarmos-nos às normas urbanísticas, o que nos levou a projetar um edifício com um grande desenvolvimento em termos de perímetro para poder juntar as duas casas, e empregar uma arquitetura contemporânea; sem nos esquecermos das ferramentas herdadas pela prática tradicional como respostas frente às condicionantes climáticas da área.

© Jesús Granada

A casa 1 será o cerne da solução arquitetônica, que estende-se às duas. A distribuição desta casa é resolvida com dois prismas de alturas diferentes, deslocados em planta um em relação ao outro, para gerar maior comprimento perimetral. A esses prismas, que contém o programa funcional interior, inclina-se um outro corpo mais aberto, que conterá os espaços exteriores, terraço e alpendre.

Planta Térreo

Dessa geometria da casa 1, surgirá a casa 2, adaptada a estes elementos que entram e saem por meio de outros dois prismas, de uma só altura, que estabeleceram relações visuais entre ambas as casas, buscando fazer com que o conjunto adquira um caráter de unidade.

© Jesús Granada

As fachadas possuem aberturas nos locais necessários, sem se esquecer de que a sul é a mais castigada pelo sol, por isso nela aparecem aberturas pequenas ou grandes janelas protegidas por cortinas.

© Jesús Granada

Relação com o Entorno:

As características do entorno urbano, com casas isoladas ou geminadas em fileiras de parcelas com semelhantes intenções arquitetônicas, se vê alterada em nossa intervenção com a aparição de uma linguagem mais contemporânea, formas mais puras e afastadas de elementos decorativos antigos ou de outras culturas.

© Jesús Granada

Ainda que nosso edifício resulte diferente em relação ao entorno urbano mais imediato, podemos afirmar que ele recorre a elementos tradicionais da área, quase esquecidos, como a cor branca de suas fachadas, o uso do muro de contenção de alvenaria em toda a obra, ou o uso de grandes vãos até o sul, todos manejados a partir do ponto de vista da limitação em relação aos ornamentos superficiais

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Umbrete / José Domingo Castro Navarro" [Casa en Umbrete / José Domingo Castro Navarro] 17 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768546/casa-em-umbrete-jose-domingo-castro-navarro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.